Empresa Turisguá retira ônibus das ruas e encerra atividades

Por Jornal Terceira Via
Imagens Leandro Machado de Castro / Divulgação

A empresa Auto Viação Turisguá anunciou o encerramento das atividades em Campos. Segundo a proprietária Rosemary Reis, que também é responsável pelo Consórcio União na cidade, o principal motivo é a condição financeira que a empresa se encontra. Com o fim do sistema alimentador, instalado pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), em 2019, a empresa não conseguiu manter os gastos e retirou a frota de ônibus das ruas nesta sexta-feira (27).

Até dezembro de 2020, 16 ônibus da Turisguá eram mantidos em atividades em Campos. Atualmente esse número era bem menor, apenas 5 ônibus estavam circulando nas rotas dos bairros da Penha e também em Donana.

Em uma reportagem sobre a decadência do transporte público de Campos, no mês de julho o Jornal Terceira Via ouviu a dona da Turisguá (clique aqui). Rosemary destacou na época sobre o momento difícil que a empresa passava.

“Fazíamos o fluxo de integração com as vans no terminal que foi desmontado em janeiro. Acabou a bilhetagem. O número de passageiros é o mesmo, mas as vans tomaram conta. Minha empresa está falida. Estou indignada. Entrei na Justiça pelo fim do consórcio. Há brigas e disputas dentro do próprio consórcio”, finalizou Rosemary.

Rosemary Reis – Propietária da Turisguá

A reportagem procurou a Prefeitura de Campos para saber o posicionamento em relação ao encerramento das atividades da empresa na cidade. Por meio de nota, foi informado que até o momento, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), não foi notificado sobre o fim da operação da Turisguá.  

“A Prefeitura só tomou ciência sobre o fato através de relatos da própria população, e foi solicitado a fiscalização nas linhas operadas pela empresa para verificar se as mesmas estão sendo supridas pelo Consórcio União, por meio das empresas São Salvador, Cordeiro e Siqueira”, citou.

Sobre negociação de débitos aos trabalhadores, a empresa Turisguá informou que medidas cabíveis estão sendo tomadas em relação ao encerramento das atividades na cidade.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Vissta Buss 360 da 1001 Torino da Turp Transporte Viação Águia Branca estreia o Marcopolo G8 Apache Vip V da Transportes Flores Apache Vip IV da Auto Viação Vera Cruz Viação Águia Branca recebe os primeiros Marcopolo G8 Apache Vip IV da Viação Araçatuba Novos chassis rodoviários Volvo para longas distâncias Apache Vip IV com a nova identidade da N.S. Penha As novidades da Opção Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 07/2021 Apache Vip V da 1001