Fabricantes de ônibus alertam para crise do setor

Entidade que representa a indústria de carrocerias de ônibus divulga uma carta aberta à comunidade em geral e à cadeia do sistema de transporte coletivo de passageiros.
Image

Por Technibus
Imagens
JC Barboza

A Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus) publicou um documento aberto em que chama a atenção para o cenário calamitoso em virtude da Covid-19, que trouxe “desabastecimento e aumento desenfreado das principais matérias-primas, que ao que tudo indica parece não existir controle!”. A entidade também destaca a desvalorização do real frente ao dólar, que afeta fortemente os preços dos insumos da indústria, como aço e PVC, com aumento de 115%; ABS, 154%; vidros, 48%; eletrônicos, tintas e químicos, 30%.

IMG 5461

A Fabus ressalta ainda que o transporte público é considerado um direito social pela Constituição e tem sido impactado de forma negativa de pela pandemia. A entidade pede a ajuda do governo federal para o transporte coletivo e cobra a aprovação das reformas e medidas estruturais para redução do Custo Brasil, além de uma maior rapidez na vacinação da população brasileira, como “única forma de retomar plenamente a nossa atividade econômica e desenvolvimento de nosso Brasil”.

Confira a Carta Aberta da Fabus