Grupo do Rio de Janeiro que está adquirindo a Viação Presidente poderá operar por um ano em Lafaiete

Por Lafaiete Agora
Imagens Divulgação


Uma empresa do Rio de Janeiro está adquirindo a Viação Presidente que teve o contrato encerrado com o município de Conselheiro Lafaiete. Na reunião realizada na última terça-feira, 09/03, no Ministério Público com representantes da Viação Presidente e do município a concessionária do transporte coletivo foi notificada da não renovação do contrato.  

A medida foi tomada, após a conclusão de processo administrativo em que o município constata o descumprimento reiterado das cláusulas do contrato de concessão, resultando na má qualidade do serviço prestado a população. Porém, por força de decisão liminar, proferida pela 4ª Vara Cível da Comarca de Conselheiro Lafaiete em ação proposta pelo município, a Viação Presidente fica obrigada a prestar o serviço até que o município faça nova contratação emergencial ou conclua procedimentos para a licitação de nova concessão de transporte público, cujo processo encontra-se em andamento.

Em entrevista ao jornal Falado Carijós, nesta quinta-feira, 10/03, o promotor de justiça, Dr. Glauco Peregrino afirmou que tomou conhecimento que o grupo VKS, do Rio de Janeiro está adquirindo a Viação Presidente. O grupo apresentará à Promotoria de Justiça e ao município, a documentação referente a aquisição da Viação Presidente e comprovação do quadro social da empresa.

A VKS poderá operar por um ano em Conselheiro Lafaiete até que seja concluído o processo de concessão de outra empresa para assumir o serviço transporte coletivo. O grupo também vai apresentar um plano de retomada do serviço de transporte coletivo. Antes da crise no setor de transporte coletivo em Conselheiro Lafaiete, a Viação Presidente operava com 42 ônibus, sendo 35 em circulação e sete de reserva técnica. Porém, mais recente apenas 18 ônibus estariam em circulação, número considerado baixo para atender a população. Ficou acordado durante a reunião no Ministério Público que a empresa vai colocar mais ônibus em circulação.

O município já publicou o edital para contratação de empresa especializada em assessoria e consultoria para diagnóstico e elaboração de Termo de Referência para abertura do processo de licitação da nova concessão. A sessão está prevista para o próximo dia 22/03.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Ideale 1440 da Paraíba Turismo Paradiso DD da Itabus Ideale da VIX Logística Paradiso DD da Fabbitur Paradiso DD da Martinele Transportes Ideale da Tursan Turismo Comil Svelto da Viper Transportes Cidades com Tarifa Zero O CAIO Amélia na Transnacional Itapemirim confirma negociação para patrocinar o Flamengo