Grupo do Rio de Janeiro que está adquirindo a Viação Presidente poderá operar por um ano em Lafaiete

Por Lafaiete Agora
Imagens Divulgação


Uma empresa do Rio de Janeiro está adquirindo a Viação Presidente que teve o contrato encerrado com o município de Conselheiro Lafaiete. Na reunião realizada na última terça-feira, 09/03, no Ministério Público com representantes da Viação Presidente e do município a concessionária do transporte coletivo foi notificada da não renovação do contrato.  

A medida foi tomada, após a conclusão de processo administrativo em que o município constata o descumprimento reiterado das cláusulas do contrato de concessão, resultando na má qualidade do serviço prestado a população. Porém, por força de decisão liminar, proferida pela 4ª Vara Cível da Comarca de Conselheiro Lafaiete em ação proposta pelo município, a Viação Presidente fica obrigada a prestar o serviço até que o município faça nova contratação emergencial ou conclua procedimentos para a licitação de nova concessão de transporte público, cujo processo encontra-se em andamento.

Em entrevista ao jornal Falado Carijós, nesta quinta-feira, 10/03, o promotor de justiça, Dr. Glauco Peregrino afirmou que tomou conhecimento que o grupo VKS, do Rio de Janeiro está adquirindo a Viação Presidente. O grupo apresentará à Promotoria de Justiça e ao município, a documentação referente a aquisição da Viação Presidente e comprovação do quadro social da empresa.

A VKS poderá operar por um ano em Conselheiro Lafaiete até que seja concluído o processo de concessão de outra empresa para assumir o serviço transporte coletivo. O grupo também vai apresentar um plano de retomada do serviço de transporte coletivo. Antes da crise no setor de transporte coletivo em Conselheiro Lafaiete, a Viação Presidente operava com 42 ônibus, sendo 35 em circulação e sete de reserva técnica. Porém, mais recente apenas 18 ônibus estariam em circulação, número considerado baixo para atender a população. Ficou acordado durante a reunião no Ministério Público que a empresa vai colocar mais ônibus em circulação.

O município já publicou o edital para contratação de empresa especializada em assessoria e consultoria para diagnóstico e elaboração de Termo de Referência para abertura do processo de licitação da nova concessão. A sessão está prevista para o próximo dia 22/03.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança