O destino do monobloco 0245 da Nordeste

Um dos poucos ônibus da Nordeste que não recebeu mutações em relação aos seus contemporâneos.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Lima do Nascimento / Adriano Abreu

A Viação Nordeste possuía uma frota com um diversidade de veículos bem interessantes. Conhecida pelos veículos altos, trucados e muitos deles com modificações em suas carrocerias em sua história, ver em sua frota mais antiga não era comum, mas não era impossível.

Um desses veículos era o 0245, um Monobloco Mercedes-Benz O-371 RSL 4X2, fabricado em 1994 e que rodou por diversas linhas tanto intermunicipais como interestaduais, como a Campina Grande X Natal na qual ele foi fotografado em 2003 pelo Lima do Nascimento.

O único registro dele em operação que se é conhecido é esse do Lima na cidade de Campina Grande. Muitos anos depois, em 2014, um outro registro do 0245 apareceu, e revelava seu triste fim.

Quando era rebocado, já sucateado, de uma sucata na avenida Alexandrino de Alencar, em Natal, para o município de Parnamirim, o motorista que ajudava a controlar o monobloco, foi atacado por abelhas de uma colméia que estava dentro do que restou do 0245. Com isso, o monobloco da Nordeste acabou invadindo um canteiro, atingindo e derrubando um poste na Avenida Senador Salgado Filho, na capital potiguar, segundo publicação da Tribuna do Norte e postado em nosso site na época.

152214

Como pode ser visto na foto, só sobrou a carroceria do 0245 com o restante do veículo totalmente depenado, E provavelmente, nem a carroceria dele deve existir mais, um triste fim para um ônibus que rodou por tantos anos pelas estradas da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.