Rodoviários da empresa de ônibus Vera Cruz fazem paralisação e passageiros enfrentam dificuldades

Grande Recife aponta que ato afeta operação na parte sul da Região Metropolitana, impactando 42 mil passageiros. Questões trabalhistas motivaram protesto, segundo sindicato.
Image

Por G1 Pernambuco
Imagens TV Globo / Reprodução / Divulgação

Passageiros da Zona Sul do Recife e da parte sul da Região Metropolitana enfrentaram dificuldades para conseguir ônibus na manhã desta terça-feira (25). Uma paralisação na garagem da empresa Vera Cruz, iniciada durante a madrugada, comprometeu a circulação dos coletivos, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte.

Em nota, o consórcio apontou que, até 6h30, nenhum dos 120 veículos programados havia saído da garagem, o que afetou “significativamente a operação dos TIs Cabo, Cajueiro Seco, Aeroporto, Tancredo Neves, Barro e Afogados, bem como os bairros do Ibura, Marcos Freire e o município de Ipojuca, impactando 42 mil passageiros”.

Por volta das 11h40, o Grande Recife informou que acionou a empresa Metropolitana para minimizar o impacto causado pela paralisação na garagem da Vera Cruz, em especial, na região do Ibura.

O Sindicato dos Rodoviários informou por telefone que não convocou a paralisação, mas que foi a local dar apoio ao ato organizado por trabalhadores da empresa, que protestam porque teriam recebido salários reduzidos, mesmo trabalhando em tempo integral. O presidente da entidade, Aldo Lima, informou que, ao todo, cerca de 1,5 mil trabalhadores da Vera Cruz foram afetados.

“Eles trabalharam integralmente, com a carga horária 100% ,e a empresa pagou como se eles tivessem trabalhado no percentual da medida provisória de redução de carga horária. A empresa está pagando um percentual muito aquém do normal. Alguns cobradores e motoristas receberam R$ 120 do adiantamento quinzenal. É muito pouco, e eles trabalharam integralmente”, afirmou o sindicalista.

G1 entrou em contato com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

O porteiro Anderson Lira trabalha em uma empresa no Ibura de Baixo, na Zona Sul da capital, e aguardava o colega que iria rendê-lo no trabalho. “Ele ligou avisando que estava no [Terminal Integrado] Tancredo Neves desde as 6h, mas não tinha ônibus para vir para cá. Um motorista daqui contou que saltou na BR-101 e veio andando por causa disso”, contou.

Imagens feitas pela TV Globo por volta das 6h40 mostraram diversos ônibus parados na garagem da empresa, localizada no bairro de Prazeres, em Jaboatão. Por volta das 7h, era possível ver que havia poucos ônibus no TI Tancredo Neves.

paralisa veracruz

O passageiro Marcone Gomes afirmou que chegou ao TI Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, por volta das 5h30 e não encontrou ônibus disponíveis para a rota 218 – TI Cajueiro Seco/ TI Barro que precisa para chegar ao trabalho.

“Quando cheguei, outros passageiros avisaram que não ia ter ônibus. Tive que apelar para o metrô para tentar chegar no horário, mas está bem lotado”, relatou.

A vendedora Leide Santos também contou que o marido foi surpreendido pela falta de ônibus quando chegou, por volta das 5h20, no ponto de ônibus próximo a casa da família, no bairro de Jordão Alto. Ele precisava da linha 153 – Jordão Alto/Aeroporto para chegar até a parada da Rua Maria Irene. “Ele chegou lá e não tinha ônibus nenhum”, disse.

Morador do Ibura, o gerente de condomínio Cícero Filho ficou uma hora esperando para seguir para o trabalho, mas não conseguiu seguir viagem. “Desde 6h, não aparecia ônibus. Voltei para casa e chamei um colega para dividir carro”, relatou.

Passageiros também enfrentaram dificuldades em Três Carneiros, em Jaboatão dos Guararapes. Como alternativa, eles tiveram de caminhar para pegar coletivos de outras empresas e seguir para o destino.