Ônibus interestaduais estão liberados em Santa Catarina; prefeituras podem restringir

Na capital catarinense os ônibus vindos de outros estados não podem entrar na cidade.
Image

Por Jornal Regional
Imagem JC Barboza

Os ônibus interestaduais estão liberados para rodar em Santa Catarina. A informação foi confirmada pela secretaria de Infraestrutura. Na prática, o decreto de 1º de junho do governador Carlos Moisés da Silva com restrições para ônibus vindos de outros estados venceu neste domingo, 2 de agosto.

Com isso, o secretário de Infraestrutura, Thiago Vieira, diz que a partir desta segunda-feira (3) os veículos podem circular. Ele alerta, porém, que as prefeituras têm autonomia para restringir o transporte interestadual.

É o caso de Florianópolis, por exemplo. Na capital catarinense os ônibus vindos de outros estados não podem entrar na cidade. A decisão do governo estadual Moisés de não renovar o decreto dos interestaduais, porém, vai na contramão das proibições dos ônibus municipais e intermunicipais em Santa Catarina.

Mesmo nas regiões com nível gravíssimo onde há proibição nestes casos, o interestadual poderá rodar. O secretário diz que o entendimento é de que o contexto de uso dos ônibus é diferenciado em comparação com o urbano, por exemplo.

– As características do urbano e do intermunicipal são bem diferentes. No rodoviário você consegue controlar a demanda e o acesso das pessoas. O fator controle é bem diferente, inclusive na operação no que diz respeito à desinfecção – explicou Vieira.

Na semana passada, o governo de SC ampliou as restrições de nove para as cidades de 12 regiões que estão no nível considerado gravíssimo. Neste locais, o transporte coletivo municipal e intermunicipal estão proibidos, além da circulação em praças, parques, praias e locais públicos.