Como funciona a operação da Transnacional no Conde

Cidade do Litoral Sul paraibano é atendido pelo lote 51 da Transnacional, mas linhas possuem características operacionais distintas
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens JC Barboza / Click Bus Paraíba /  Luan Oliveira

Desde agosto de 2018, a Transnacional opera as linhas do Conde, anteriormente operadas pela Santa Maria e que já foram operadas pela Etur e Boa Viagem.

A empresa obteve as linhas por licitação do DER, e dessa forma tanto a Reunidas – que operava em Cabedelo – quanto a Santa Maria desde então operam exclusivamente no municipal de João Pessoa. A Transnacional ainda opera parte do lote 56 com o Consórcio Metropolitano, dividindo com a TR Transportes e a Das Graças a operação das linhas de Bayeux.

51039

O lote 51 compreende as linhas do Conde e Cabedelo, e apesar de ostentarem o nome do Consórcio Metropolitano nas laterais, é operado sozinho pela Transnacional.

Os ônibus que rodam em Cabedelo foram numerados de 51001 à 51024, e podem operar na linha 5107-Jacumã/PB-008. Esta linha e as de Cabedelo são de tarifa única, e por isso usam validador comum, empregando o mesmo esquema de embarque e desembarque das linhas municipais: entrada pela dianteira, saída pela traseira, porta do meio para preferenciais.

IMG 5938 scaled

Já os ônibus das linhas 5105-Jacumã e 5106-Conde (esta vai até o Centro da cidade, não indo para as praias como a 5105) possuem esquema de bilhetagem seccionada, adotado há mais de dez anos quando ainda eram operadas pela Boa Viagem. Isso se deve a longa distância que essas linhas percorrem, sendo extensas em relação a outras linhas intermunicipais de característica urbana. Por causa disso a tarifa do itinerário completo é mais cara. Para evitar distorções – como pagar uma tarifa de quase seis reais para andar uma curta distância – foi estabelecido esse modelo, baseado em GPS, onde no ato do embarque o passageiro recebe um cartão – que registra o ponto de partida – que deve ser validado em um validador específico, que calcula a tarifa. Após isso, o passageiro deve depositar esse cartão numa urna acoplada ao validador. Tais ônibus ainda possuem um segundo validador, este para o cartão comum.

Por conta desse modelo de bilhetagem, o embarque e o desembarque se dão pela porta dianteira. A porta do meio é de uso exclusivo para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. É nela que está instalado o elevador obrigatório para os ônibus de característica urbana desde 2009.

Por conta disso, os ônibus de três portas escalados nessas linhas tem a porta traseira isolada. A Transnacional geralmente faz isso colocando uma chapa de alumínio tampando a escada dessa porta. Como não é interessante remover essa porta de vez, a empresa optou por substituir quatro dos oito ônibus que operam linhas do esquema de bilhetagem seccionada. Foram trocados por ônibus seminovos – ex-Transportes Santo Antônio de Duque de Caxias-RJ – que já vieram configurados de fábrica com apenas duas portas, a dianteira e a do meio.

WhatsApp Image 2019 12 26 at 01.01.34

Os ônibus de três portas foram então remanejados para João Pessoa e Bayeux, mas ainda há outras quatro unidades rodando.

A linha 5107 usa o esquema de bilhetagem comum por percorrer uma distância mais curta em relação as linhas que vão pela BR-101. A linha vai pela PB-008, que é um atalho para Jacumã. A linha sai do ponto final de Jacumã e vai até o Mangabeira Shopping, diferente das outras linhas que vão até o Centro de João Pessoa – e Rodoviária. A linha é curta justamente para garantir que a tarifa, além de única, seja a mesma cobrada nos ônibus municipais de João Pessoa.

Atualmente são oito os ônibus específicos para as linhas de bilhetagem seccionada – 5105 e 5106 -, a saber:

  • Ônibus com duas portas: 51037, 51038, 51039, 51041.

  • Ônibus com três portas: 51025, 51027, 51028 e 51029.

A linha 5107 usa ônibus com bilhetagem comum (tarifa única). Os fixos são os carros 51033, 51034 e 51035, porém pode usar a frota que roda em Cabedelo – e isso já tem sido comum nos últimos dias. No período do Carnaval, é reforçada com ônibus da frota municipal de João Pessoa da Transnacional.

O carro 51031 opera a linha interna J001, que atende as praias do Conde. Este é plotado com fotos da cidade, visto na prática ser uma linha municipal.