Passageiros de Petrolina avaliam funcionamento da nova empresa de ônibus da cidade

Alguns usuários reclamam do atraso e da falta de atualização do aplicativo que informa chegada dos ônibus ao ponto.
Image

Por G1
Imagens Divulgação

Os passageiros de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, avaliam funcionamento da nova empresa de ônibus que começou a realizar o serviço na cidade no dia 1º de dezembro. Alguns usuários tem reclamado do atraso das linhas e da falta de atualização do aplicativo que informa o horário que o veículo vai passar no ponto.

83 ônibus novos da empresa Atlântica estão circulando pela cidade. A estrutura dos veículos agradou a técnica em enfermagem Lucineide Lima. Diariamente, ela usa a linha do bairro Cohab VI. “Para mim, está bom, não tenho o que dizer não. Só usei a internet mesmo, não é 100%, mas é melhor do que não ter”.

Para a empregada doméstica Eunice Gouveia, que pega a linha do bairro São Gonçalo, o problema tem sido os horários. “Os ônibus agora estão mais capacitados, tem o circular, tem ar-condicionado. Mas, no horário de pico, é aquele tumulto. Acho que deveriam mudar, colocar mais ônibus no horário de pico, que no caso é de 7h às 8h, que o pessoal dos bairros vão para os seus trabalhos”.

A contadora Janiely Kellane não tem conseguido utilizar o aplicativo Cittamobi, que informa o horário de chegada dos ônibus ao ponto. Ela utiliza as linhas do São Gonçalo e João de Deus. “Acaba que para quem vai trabalhar pela manhã fica um pouco complicado, sem saber mais ou menos que horas o ônibus vai passar”.

Sobre os atrasos dos veículos, o secretário executivo da Ammpla, José Carlos Alves, informou que a empresa está sendo fiscalizada e foi notificada duas vezes. “Nós estamos fazendo todos os ajustes necessários para fazer essas correções. A fiscalização está na rua, a Ammpla está empenhada para corrigir todas as falhas que a população tem apontado”.

screenshot 4

Em relação ao aplicativo, o secretário informou que as empresas anteriores não disponibilizaram os arquivos com o mapa da cidade. “A gente teve que fazer toda essa atualização, então isso demanda um tempo. Mas até a próxima semana, acreditamos que esse sistema vai estar no ar”, diz José Carlos Alves.

O secretário também falou sobre o problema na transferência dos créditos do cartão BIP para o cartão Sim. “As empresas Joalina e Viva Petrolina, através da Sentranvasf, alegam que não tem o recurso para repassar e devolver esse crédito para a população. Nós tivemos uma audiência no Ministério Público, onde foi oficializado que eles não estão dispostos a devolver esse crédito. Está se ingressando com uma ação judicial para que as pessoas não sejam prejudicadas”.

Sobre o repasse dos créditos do antigo cartão para o novo, o G1 entrou em contato com a empresa Joalina, mas até agora não teve resposta. Com a relação à empresa Viva Petrolina, não conseguimos entrar em contato com nenhum responsável.