Exponi 500 – histórias que encantam

Diante das permanentes discussões que envolvem o transporte coletivo e a mobilidade em nosso País, a Exponi se apresenta como um espaço diferenciado de exposição de veículos mostrando como a maioria das empresas está preocupada com a evolução

by:

EventosParanáPostagens MISC/Variadas

Por Revista AutoBus
Imagens Oswaldo Born

Tradicional evento do setor, a Exponi teve sua última edição em 2018 na cidade de Campo Largo (PR), com exposição de 58 ônibus. “Nesta última edição atingimos a marca de quatro toneladas de alimentos arrecadados para instituições sociais e reunimos mais de 350 veículos, incentivando cada vez mais empresas e particulares a buscar, reformar e preservar antigos ônibus”, diz Osvaldo Born, um dos idealizadores da exposição.

A expectativa dos organizadores na 9.ª Exponi é apresentar cerca de 50 ônibus, desde veículos antigos preservados e restaurados por empresas, até modelos recém incorporados às frotas de operação de linhas regulares e turismo. O evento será uma oportunidade para os visitantes conhecerem as tendências tecnológicas e de conforto dos veículos mais modernos disponíveis no mercado e ainda recordar os pioneiros do transporte coletivo no Brasil.

Diante das permanentes discussões que envolvem o transporte coletivo e a mobilidade em nosso País, a Exponi se apresenta como um espaço diferenciado de exposição de veículos mostrando como a maioria das empresas está preocupada em oferecer as melhores opções de transporte coletivo à população, seja ele no modal urbano ou rodoviário, seguindo as regras definidas pelo poder público.

Participam do evento expositores particulares e empresas da região metropolitana de Curitiba, de outras cidades do estado do Paraná e de Santa Catarina. “Buscamos constantemente trazer os mais variados veículos que têm algo de interessante em suas características ou por sua história e é claro que a busca acontece em outros estados também”, disse Reinaldo Penhalves, da equipe organizadora.

O evento sempre reserva surpresas. Na 7.ª edição, por exemplo, a empresa CCD levou um biarticulado de Curitiba especialmente para a exposição em Joinville e inclusive fez um roteiro pela cidade para que os participantes do evento, alguns que nunca tinham entrado em um veículo do tipo, pudessem dar uma volta. “Em 2018 apresentamos um veículo da década de 70, totalmente recuperado com peças e layout interno fiel a quando era zero quilômetro, após um intenso trabalho de pesquisa e conversa com pessoas que lembravam de detalhes da época. Tal veículo, modelo Gabriela da fabricante Caio e com chassi Mercedes Benz, recebeu inclusive a pintura tradicional dos ônibus urbanos de Curitiba da época, com faixas verde e amarelo e ficou pronto na noite anterior ao evento, sendo apresentado com a grande surpresa para a Exponi 8” revelou Eduardo Tows, o terceiro integrante da equipe que organiza o evento e proprietário do ônibus em questão.

A 9.ª Exposição de Ônibus Novos e Antigos, chamada Exponi 500, será realizada na garagem da Transporte Coletivo Glória, filial do bairro Bom Retiro, região central de Curitiba, no dia 14 de março de 2020. O nome 500 foi adotado em homenagem à antiga Auto Viação Marechal – empresa incorporada pela Glória há alguns anos – e que nas décadas de 70 e 80 usava a centena 500 para numerar seus ônibus e que tinha uma de suas garagens no local onde será o evento.

Para mais detalhes, o contato é (41) 99621 0711 ou pelo e-mail [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.