Navegantes próxima de 100% de acessibilidade

Santa Maria e Marcos da Silva já tem toda a frota com elevador. São Jorge ainda possui ônibus não acessíveis
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens JC Barboza

Formada pelas empresas São Jorge, Santa Maria e Marcos da Silva, o Consórcio Navegantes já é o que mais possui ônibus com elevadores no sistema municipal de João Pessoa. No consórcio estão duas das empresas que já atingiram toda a frota com plataforma elevatória: a Santa Maria e a Marcos da Silva.

A Santa Maria foi a primeira a atingir a marca dentre todas as empresas de João Pessoa, no ano passado. Com a idade média mais baixa da capital, a empresa está começando a substituir as unidades fabricadas em 2010.

A Marcos da Silva atinge a marca dos 100% de acessibilidade neste ano, mesmo com o aumento de sua frota com a incorporação da Mandacaruense – a primeira empresa a adquirir um ônibus com elevador em João Pessoa. Já com uma boa quantidade de ônibus adaptados herdada desta e uma aquisição considerável de ônibus seminovos e usados para dar suporte as operações e substituir ônibus antigos, a empresa superou o desafio e já oferece acessibilidade em toda a sua frota. Só nesse ano a Marcos da Silva incluiu em sua frota 25 ônibus – e esse número ainda deve crescer.

IMG 4999

A São Jorge adquiriu mais de 30 ônibus seminovos, mas não atingiu os 100% de acessibilidade por causa dos Svelto Midi de 2013, que por terem sido projetados para fretamento, não possuem elevador para cadeirantes. São pelo menos nove unidades rodando.

IMG 5018

Já o outro consórcio de João Pessoa, a Unitrans, ainda tem vários ônibus não-adaptados, todos eles de 2009, que tem previsão de desativação até o final do ano. Para esta ainda não há uma previsão de quando essa frota será substituída.

O número é importante, mas a manutenção dos elevadores é imprescindível, visto a quantidade de reclamações sobre elevadores que não funcionam direito.