Empresa Viamão renova frota com 28 novos ônibus Neobus

São veículos dos modelos New Mega e Spectrum 325 para o transporte urbano e metropolitano do município de Viamão

Por Ônibus Paraibanos
Imagem Gabriel Spadetto

A Empresa de Transporte Coletivo Viamão, operadora de transporte público na região metropolitana de Porto Alegre, que atua em linhas entre a cidade de Viamão e a capital do Estado, adquiriu 28 novos veículos Neobus, mantendo ênfase no cronograma de renovação de sua frota. São 23 unidades do modelo New Mega e cinco unidades do modelo rodoviário Spectrum, que entram em operação neste mês de outubro.

“A aquisição feita pela Empresa Viamão é importante porque, ao mesmo tempo, demonstra a satisfação da operadora com os produtos Neobus e seu foco na contínua renovação de frota. Entre 2017 e 2019, foram adquiridas 83 unidades, proporcionando mais conforto e comodidade aos seus clientes”, destaca Douglas Cristiano Pessoa, supervisor de vendas da marca.

Os 23 ônibus New Mega se destacam pelo visual atraente e moderno, extrema robustez, mais espaço interno para os passageiros e economia para o operador. O modelo fornecido para a Empresa Viamão tem comprimento total de 13.345 mm e chassi Mercedes-Benz Euro 5 com poltronas City Estofada, isolamento especial para estradas não pavimentadas e piso em alumínio revestido com ecoflex.

Os cinco Spectrum 325 também possuem chassi Mercedes-Benz, comprimento total de 13.500 mm e capacidade para 51 passageiros sentados. Contam com poltronas modelo soft reclináveis, elevador DPM (dispositivo de poltrona móvel) para acessibilidade plena, sistema de ar-condicionado e iluminação em LEDs com luzes indiretas para maior comodidade e sofisticação. Para os operadores, o modelo tem como diferenciais a facilidade de operação e a funcionalidade.

O visual do Spectrum 325 é marcante pelo desenho limpo e fluído do conjunto ótico dianteiro, com a utilização de LEDs nas luzes de direção e grade dianteira em formato de colmeia. Na traseira, possui para-choque independente da tampa, o que facilita possíveis reparos e reduz custos de manutenção, e vigia com desenho reto e limpo.

A operadora entende que manter um cronograma de renovação é o melhor caminho para ser competitivo e eficiente. “Após o forte impacto da queda de demanda iniciada em 2014, passamos por uma forte reestruturação de processos a fim de reduzir custos, sem que isso pudesse acarretar perda de qualidade para nossos clientes. Manter o cronograma de renovação da frota está entre as nossas principais metas, primando para que a reposição seja feita com veículos capazes de oferecer o conforto e segurança esperada pelas pessoas que se utilizam do transporte público, e que, ao mesmo tempo, possibilitem menor custo operacional, pois temos a responsabilidade de buscar formas de manter a modicidade tarifária”, relata Leonel David Bortoncello, diretor da Empresa de Transporte Coletivo Viamão.

Os novos ônibus atenderão o sistema metropolitano de transporte público e o sistema municipal da cidade de Viamão. No âmbito municipal, a frota receberá cinco novos veículos do total de 48 que operam na bacia urbana. Os demais 23 ônibus serão utilizados no sistema gerido pela Metroplan, o qual interliga os municípios de Viamão e Porto Alegre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.