Novos ônibus da Viação Total possuem o que há de mais moderno em acessibilidade

Empresa oferece acessibilidade na ligação entre as capitais paraibana e pernambucana.

Por Ônibus Paraibanos
Imagem Gilberto da Costa Junior
Vídeo Instagram Viação Total

Em abril desse ano, a Viação Total, operadora de transporte de uma das principais ligações rodoviárias do nordeste, a João Pessoa X Recife, adquiriu três ônibus Marcopolo Paradiso 1200 equipados com o Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) sistema que possibilita o acesso do passageiro cadeirante ou com mobilidade reduzida ao interior do ônibus. Uma poltrona desce até o nível do pavimento (ou calçada), o que permite ao passageiro emparelhar a sua cadeira de rodas e fazer a troca com fácil acesso ao ônibus.

Depois da colocação do cinto de segurança, o passageiro sentado é elevado até a sua posição no veículo, onde ocorre o travamento da poltrona no assoalho e a porta se fecha, finalizando o embarque.

O sistema de acionamento de elevador elétrico proporciona baixos níveis de ruído e maior praticidade ao operador. Funciona por intermédio da abertura de uma porta pantográfica, de uma folha, na lateral do ônibus. Não exige alinhamento entre o veículo e o meio-fio para garantir a perfeita e correta aproximação do usuário cadeirante. Por ter uma porta ocupa menor espaço e não obstrui a circulação em terminais, permitindo maior autonomia ao usuário. Também é o sistema disponível no mercado brasileiro com a menor diferença de altura entre a poltrona do ônibus e a cadeira de rodas do usuário.

Com chassi Mercedes-Benz O-500R  e capacidade para 42 passageiros, possui poltronas semileito com descansa-pés, cintos retráteis de três pontos, tomadas USB para todos os ocupantes, vista eletrônica na cor âmbar da empresa pernambucana FRT, WC, Frigobar, internet via Wi-Fi, luzes individuais direcionais e poltrona para guia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.