As miniaturas de testes da Viação Itapemirim

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Viação Itapemirim

A Viação Itapemirim foi pioneira em muitas tecnologias e se tornou refêrência, principalmente na fabricação de ônibus. O Tribus foi o principal caso quando instalou um eixo traseiro complementar em um monobloco Mercedes-Benz de sua frota, procedendo às necessárias adaptações na carroceria. Os objetivos da empresa eram claros: o terceiro eixo aumentaria a capacidade total do veículo, capacitando-lhe também para o transporte de cargas. Em 1975, persistindo na idéia, encarregou a Ciferal de construir outro exemplar com três eixos, com base numa plataforma Mercedes-Benz O-355, para posterior homologação junto ao DNER.

Mais quatro desses protótipos seriam construídos e testados até que, cinco anos depois, em janeiro de 1981, decidida a montar seus próprios ônibus, a empresa apresentou oficialmente seu primeiro produto próprio – o chassi Tribus.

A empresa capixaba criava protótipos em miniaturas tanto para fazer testes aerodinâmicos para ver a resistência das carrocerias como para maquetes para serem utilizadas em filmagens e fotos de comerciais da Itapemirim, na década de 1980.

Uma das miniaturas utilizada como protótipo está em uma maquete para túnel de vento com o ar passando pelo modelo. Usa-se fumaça colorida para visualizar pontos a serem melhorados na aerodinâmica da carroceria. Carros, aeronaves e até helipontos em plataformas de petróleo passam por este processo.

Reparem que as rodas estão sobre quadrados demarcados no chão. sob eles, haviam sensores que mediam a pressão das rodas de acordo com a velocidade do vento. Tratava-se de um experimento importantíssimo, que procurava buscar menor nível de ruído, maior desempenho e, acima de tudo, menor consumo de combustível, através da eficiência aerodinâmica.

O protótipo do Superbus foi criado através de reaproveitamento de peças, inclusive as janelas eram dos monoblocos Mercedes-Benz O-355. Os carros dessa série 11xxx foram repassados para a Nossa Senhora da Penha, empresa que fazia parte do grupo na época.

Outros prótótipos, após os testes, foram utilizadas em propagandas publicitárias da Itapemirim. Em alguns vídeos antigos da Itapemirim, podemos ver alguns desses protótipos presentes.

Algumas dessas miniaturas ainda se encontram até hoje no Parque Rodoviário da Itapemirim em Cachoeiro de Itapemirim, ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Apache Vip V da Matias Vissta Buss 400 da Cantelle El Buss 320 L da Solazer El Buss FT da Dom Bosco Apache Vip V da Viação Novacap Vissta Buss DD da 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 08/2021 Senior da PB Rio Apache Vip V da Viação Pendotiba Apache Vip V da N.S. Penha Vissta Buss 360 da 1001 Torino da Turp Transporte