ADAS na estrada

Por Revista AutoBus – Antônio FerroFoto Divulgação Scania A Viação Cometa, tradicional operadora do transporte rodoviário de passageiros, está utilizando o sistema ADAS, desenvolvido pela ...
Image

Por Revista AutoBus – Antônio Ferro
Foto Divulgação Scania

A Viação Cometa, tradicional operadora do transporte rodoviário de passageiros, está utilizando o sistema ADAS, desenvolvido pela Scania, em um dos seus ônibus. A tecnologia, lançada em 2016 no Brasil, utiliza câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque respectivamente. Segundo a montadora, ele é dividido em três dispositivos. O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera e vai medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios de serviço auxiliares e também as trocas de marchas por meio da caixa automatizada Scania Opticruise, e diminui, assim, efetivamente o risco de colisões frontais. O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa) que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involutária e invade o espaço ao lado. O terceiro e último item que compõe o ADAS é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Ele auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.

O chassi K360 4×2 equipado com o recurso tecnológico é operado pela Cometa em diversas linhas e é o primeiro a ser adquirido por uma transportadora com linhas regulares. “O Grupo JCA não mede esforços na busca de itens de proteção para a sua frota, porque tem a segurança como prioridade na sua cultura de gestão. O sistema foi testado com sucesso e estamos avaliando a possibilidade do equipamento tornar-se um item de série na nossa frota”, destacou Fernando Guimarães, diretor da Viação Cometa.