Santa Maria, desde 2010 servindo bem à João Pessoa

Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar Imagens Acervo Paraíba Bus Team A Santa Maria é a empresa mais nova do sistema pessoense. Foi originada da aquisição da Boa Viagem pelo Grupo A.Cândido, ...
Image

Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar
Imagens Acervo Paraíba Bus Team

A Santa Maria é a empresa mais nova do sistema pessoense. Foi originada da aquisição da Boa Viagem pelo Grupo A.Cândido, em 2009. O grupo empresarial assumiu as linhas municipais e intermunicipais do Conde que pertenciam à antiga empresa. Outras linhas intermunicipais da antiga Boa Viagem foram repassadas na ocasião a outras empresas: as do Brejo para a Rio Tinto, e as de Alhandra, para a PB Rio.

Os primeiros ônibus zero quilômetro da Santa Maria foram adquiridos no final de 2009, ainda com o nome Boa Viagem. As quatro unidades do CAIO Apache Vip II encarroçadas em chassis OF-1722M da Mercedes-Benz chamaram a atenção pela nova identidade visual da empresa, uma pintura azul com uma meia-lua branca cortada por uma linha laranja.

As novas unidades começaram a circular nos primeiros dias de 2010, junto com outras unidades cedidas pela Transnacional também já com o novo visual, visto que a frota da antiga Boa Viagem não apresentava condições de circular. A prioridade da Santa Maria sempre foi a de melhor servir os seu cliente, por essa razão, nos primeiros dias de sua operação, foi viabilizada a retirada de circulação de várias unidades antigas da Boa Viagem, e a reforma das unidades mais novas.

Nas linhas do Conde, nenhum ônibus da antiga empresa tinha condições de continuar circulando, por essa razão, toda a frota foi substituída por uma provisória, de unidades recém-retiradas da Transnacional. Essas unidades aos poucos foram substituídas por uma frota nova e moderna, composta quase que integralmente por veículos de carroceria CAIO.

No início de 2010, foram entregues oito ônibus zero quilômetro, de carroceria Torino, da Marcopolo, em chassis OF-1722M da Mercedes-Benz, junto com um novo terminal no bairro do Colinas do Sul. A empresa passou ainda a operar, em 1º de junho de 2010, as linhas 109-Rua do Rio e 1510-Circular, que contou com a aquisição de mais cinco unidades zero quilômetro.

Em julho do mesmo ano, o nome Santa Maria já podia ser visto nos ônibus da empresa, que já estavam completamente caracterizados com a nova identidade visual. Prosseguindo a reestruturação da empresa, seis unidades seminovas foram incorporadas à empresa, que gradualmente ia substituindo toda a frota da antiga Boa Viagem.

Em 2011, a Santa Maria passou a operar as linhas 002 e A002, do Roger. E incorporou à frota mais três unidades zero quilômetro e quatro seminovas. No mesmo ano, passou a compor, junto com a São Jorge, Marcos da Silva e Mandacaruense, o Consórcio Navegantes.

Em 2012 a linha 501-Colinas do Sul passou a circular no Rangel, com os códigos 2501 e 5201, abrindo mais quatro vagas e reforçando sua operação nos bairros.

Ainda em 2012, incorporou mais duas unidades zero quilômetro à sua frota, e no final do ano, incorporou a primeira unidade em tecnologia Euro V à frota, o que foi reforçado em 2013 com a aquisição de mais quatro novas unidades. À essa altura, nenhum ônibus da ex-Boa Viagem estava rodando mais na Santa Maria, que desde então conta com a frota com a menor média de idade da capital paraibana.

2014 traz mais novidades: 12 unidades zero quilômetro, sendo duas da nova versão do Torino e as demais, da versão anterior. Das 10 unidades do Torino “07”, 8 foram destinadas para as linhas municipais, e duas para o Conde, sendo estes os primeiros ônibus adaptados das linhas intermunicipais que trafegam via BR-101. Estas unidades contam com a tecnologia Euro V, encarroçadas em chassis OF-1721 Bluetec5 da Mercedes-Benz.

Mais cinco unidades zero quilômetro foram incorporadas à frota da Santa Maria em 2015, modernizando a operação da linha 105-Cidade dos Funcionários.

Em 2016, a linha 114-Grotão/Funcionários passa a integrar a Santa Maria, porém esta é fundida com a linha 116-Colinas do Sul. É criada a linha 9901-Valentina/Mangabeira. Mais cinco ônibus zero quilômetro são incorporados à frota, que agora passa a ter a identidade do Consórcio Navegantes. A empresa foi a primeira a concluir a padronização total da frota para a nova identidade.

Em 2017, passou a operar em Bayeux, através do Consórcio Metropolitano, com quatro veículos. Entre 2017 e 2018 foram incorporadas mais sete novas unidades, Em cada aquisição, novos recursos tecnológicos são adicionados aos veículos, garantindo desse modo economia de combustível e eficiência na dirigibilidade para os motoristas, e de otimização de serviços para os clientes.

Em agosto de 2018, cede as linhas do Conde e de Bayeux para a Unitrans, passando a operar exclusivamente as linhas municipais.

Linhas operadas pela Santa Maria

002 – Baixo Roger
A002 – Alto Roger
I009 – Boa Esperança/Colinas do Sul
103 – Gramame/Engenho Velho
105 – Cidade
109 – Rua do Rio
113 – Mituaçu
116 – Colinas do Sul
1510 – Circular
2501 – Colinas do Sul/Rangel-Epitácio
5110 – Circular
5201 – Colinas do Sul/Epitácio-Rangel
9901-Valentina/Mangabeira