Entenda a diferença das linhas 002 e A002, do Roger

Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar Imagens JC Barboza / Paulo Rafael Viana Operante desde a década de 1960, a linha 002-Roger é uma das mais antigas da capital paraibana. A linha já ...
Image

Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar
Imagens JC Barboza / Paulo Rafael Viana

IMG_0132

Operante desde a década de 1960, a linha 002-Roger é uma das mais antigas da capital paraibana. A linha já passou por várias empresas, como a Dutra, Mandacaruense, Setusa, Transnacional, até passar para a Santa Maria, que a opera desde março de 2011.

Porém, a linha em questão tem uma variante: a A002-Alto Roger, já que a 002 passa no Baixo Roger. Ainda assim, há quem se confunda entre uma e outra. Por isso, vamos explicar a diferença entre as linhas 002 e A002.

As duas linhas possuem itinerário comum na parte mais interna do bairro, no que compreende as ruas Frederico Chopim, Salvador de Albuquerque, João Ramalho, 19 de Março, Cônego Bernardo, Conceição Cabral e Maria da Silva Ramalho. Como também é comum a ambas as linhas o ponto final, na esquina da Maria da Silva Ramalho com a Ayrton Senna.

Porém a diferença principal das linhas 002 e A002 está justamente no fato de que a A002 têm um acréscimo de itinerário em relação à linha 002. Essa diferença começa na Elpídio Alves da Cruz, cruzamento com a Padre Antônio Pereira, onde fica a Praça da SOCIC. A linha 002 vai passar direto pelo cruzamento, subindo rumo à lateral da antiga Prefeitura Municipal, já seguindo direto para o Terminal de Integração do Varadouro.

DSC05393

Já a linha A002, ao chegar no cruzamento da Praça da SOCIC, faz uma conversão à esquerda e sobe para a Gouveia da Nóbrega, de onde segue para a Juiz Gama e Melo, via essa que é a principal do Alto Roger, daí a linha ser caracterizada como tal. A linha atende a esse itinerário apenas no sentido ida.

Como a linha já está longe do itinerário original do 002, ela segue um itinerário próprio para ir até o Terminal de Integração do Varadouro, pelas vias Gama Rosa, Santo Elias, Pedro I (sendo esta a única linha a passar em frente ao Shopping Tambiá), Princesa Isabel (não usa a parada do corredor 6), até a Lagoa e Terminal de Integração.

Do Terminal de Integração ao ponto final das linhas, o itinerário das duas é um só. Porém o acesso ao Roger se dá também por um itinerário próprio: as linhas acessam o Mercado Central, Tabajaras, Eurípedes Tavares, Pedro I, onde fazem um contorno na Praça da Independência, seguindo pela Barreto Sobrinho, retornando para a Flávio Maroja Filho e daí para a Av. Bandeirantes, onde passam pelo Parque Arruda Câmara (também em sentido único, no caso o de volta), e Gouveia da Nóbrega, de onde entram no itinerário interno do Roger, e daí para o ponto final.

IMG_0091

Cada linha possui um ônibus. A linha A002-Alto Roger roda de segunda à sexta, realizando 16 viagens. Já a linha 002-Roger roda de domingo a domingo, realizando 18 viagens.