Operadora urbana preocupada com a água

Por Revista AutoBus
Imagens Divulgação

Estação-reciclagem-1-2

Muitos esquecem que a água pode se tornar um bem finito. Usá-la conscientemente é uma solução para que possamos mantê-la em nossas vidas. Além disso, o seu reuso tem se tornado cada vez mais constante como forma de economia no cotidiano de muitas empresas. É o caso da transportadora fluminense Transportes Flores, que há muitos anos, utiliza em sua operação o processo de reciclagem da água na lavagem de seus veículos.

A operadora informa que diariamente, todos os seus 652 ônibus são lavados. Quando a limpeza é apenas na área externa, em um minuto e meio de processo são gastos cerca de 200 litros de água. Isso equivale ao uso diário de um habitante da região sudeste, de acordo com levantamento do Instituto Trata Brasil. E 80% da água utilizada na limpeza dos veículos vem do reuso e da captação fluvial. Essa ação vem garantindo uma economia mensal de 6 mil m³ de água e de R$ 130 mil. “Esse é um investimento que dá retorno financeiro, com uma economia significativa na conta de água. Tem também o retorno ambiental, pois os passivos da empresa são reduzidos. E por fim há o impacto social, já que deixamos de usar muitos litros de água na Baixada Fluminense, região que sempre sofreu com a falta desse bem”, disse Laercio Penido, gerente de manutenção da empresa.

A água utilizada na lavagem dos ônibus é tratada em uma estação própria, que utiliza processos de floculação, decantação, higienização e filtragem. Além disso, em toda a área onde é feita a limpeza dos ônibus e no pátio externo da empresa, a água da chuva é captada, passando pelo mesmo processo. Além do reuso há outras frentes com cunho ambiental, que é o programa Mais Com Menos, promovendo várias ações para uso sustentável da água, como a utilização dos redutores de vazão; troca de torneiras e descargas; controle das mangueiras e fim do uso de esguicho de água para varrição de pisos.

Estação-reciclagem-2-2

No estado do Rio de janeiro há uma lei, desde 2011, que exige a reutilização das águas servidas em muitas empresas. Em 14 anos de reciclagem da água, a operadora Flores economizou 954 mil m³, o suficiente para encher 381 piscinas olímpicas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental