Motoristas de ônibus de João Pessoa garantem melhor salário da Região Nordeste

Por Cândido Nóbrega
Imagem JC Barboza

DSC00934 (2)

Reunidos em Assembleia na noite de ontem na sede de seu Sindicato, motoristas e cobradores de transportes coletivos de João Pessoa, decidiram, à unanimidade, antecipar a data base que ocorreria em julho para este mês e aceitar a aplicação do índice de 0,93%, relativo ao INPC acumulado do período compreendido entre julho passado e janeiro deste ano, sobre o ticket-alimentação.

A ata com os termos da nova convenção coletiva foi levada nesta quinta-feira ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Com o aumento, retroativo a 1º de janeiro, os motoristas passam a receber R$ 2.670 e os cobradores R$ 1.413. Os motoristas dos ônibus articulados (sanfona) já haviam sido contemplados com um reajuste de 6%, equivalente ao aplicado na tarifa de transporte.

Ganho real

Em julho de 2017, diante de uma inflação acumulada de 2,17%, o Sindicato assegurou para a categoria um aumento salarial de 6%, o que importou num ganho real de 4%, além de um aumento de 18% no ticket-alimentação. “Quando juntamos o salário do ano passado com o desse ano, com o ticket alimentação totalizamos um reposição de 3,24%”, afirmou o presidente da entidade, Antônio de Pádua.

Pádua destacou que com esse reajuste, a categoria em João Pessoa passa a ter o melhor salário da Região Nordeste.

Sindicato em dificuldades

Ele destacou as dificuldades que o Sindicato vem enfrentando desde 2017, que deverão ser agravadas este ano, o primeiro sem a cobrança do imposto sindical. “Não acredito que em dezembro tenhamos dinheiro para pagar os salários dos funcionários”, previu.

Ainda assim, Pádua disse que o Sindicato vem mantendo o atendimento médico, além dos filiados, a mais de 1.500 trabalhadores demitidos diante da crise que assola o setor, 512 aposentados e familiares, bem como 300 afastados de suas funções por problemas de saúde, “encostados” junto ao INSS, sem a entidade receber destes um só centavo.

“Apenas em janeiro, registramos 7.942 atendimentos médicos, número que poucas prefeituras da Paraíba conseguem alcançar”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental