Comissão aprova vistoria anual de transporte coletivo adaptado

De Agência Câmara Notícias
Imagem Divulgação

elevador-onibus

A Comissão de Viação e Transportes aprovou projeto de lei que exige a manutenção regular e a vistoria anual dos veículos de transporte coletivo adaptados às pessoas com deficiência, além da capacitação dos profissionais que vão operar os equipamentos.

A proposta (PL 7801/17) é de autoria do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB) e recebeu parecer favorável do deputado Diego Andrade (PSD-MG). O texto altera a Lei 10.048/00, que trata do atendimento prioritário das pessoas com deficiência, gestantes, idosos e lactantes.

A norma obrigou as concessionárias de transporte coletivo a adaptarem os veículos para as pessoas com deficiência. A lei não exige, porém, a manutenção ou vistoria dos equipamentos, a fim de garantir perfeitas condições de uso. Para o relator, isso é uma falha, pois são comuns as queixas sobre equipamentos quebrados em ônibus e metrôs.

“Isso dificulta ou até mesmo impede o embarque no transporte por ausência de manutenção ou carência de treinamento dos operadores”, disse Andrade.

Tramitação

O PL 7801/17 tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

PL-7801/2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Busscar Vissta Buss DD da Auto Viação Catarinense A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental