Morre no Recife o empresário Arthur Bruno Schwambach, fundador do Grupo Borborema

De G1 Pernambuco Imagem Leandro de Sousa Barbosa Morreu, aos 97 anos, o empresário e fundador do Grupo Borborema, Arthur Bruno Schwambach. De acordo com o diretor-executivo da empresa de ônibus, ...
Image

De G1 Pernambuco
Imagem Leandro de Sousa Barbosa

32e972257efcf8863c7ab99de237060d

Morreu, aos 97 anos, o empresário e fundador do Grupo Borborema, Arthur Bruno Schwambach. De acordo com o diretor-executivo da empresa de ônibus, Frederico Barros, Schwambach faleceu na madrugada desta quarta-feira (22). As causas da morte não foram divulgadas.

O velório aconteceu no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, onde também ocorreu o sepultamento. Arthur Bruno Schwambach deixa seis filhos.

A empresa foi fundada por Schwambach em 1950. Ela conta com uma frota de 420 veículos, que transportam, por dia, 300 mil pessoas, em 52 linhas do Sistema Grande Recife Consórcio de Transporte.

Por telefone, em nome do grupo, Barros lamentou o falecimento e ressaltou a trajetória do empresário. “O grupo possui oito empresas. Cinco no segmento de transportes, duas concessionárias e uma empresa de representação. Ao todo, são quatro mil funcionários. Essa era a maior preocupação dele, com a família”, pontuou.

Além de Pernambuco, o Grupo Borborema atua nos estados de Alagoas, Sergipe, Bahia e Espírito Santo.

Repercussão

Em nota, a Secretaria das Cidades também lamentou a morte. “Arthur Bruno Schwambach será sempre lembrado como uma das lendas do setor, em nosso país. Sua trajetória nos mostra o quanto ele foi um desbravador, exemplo perseverança, empreendedorismo e dedicação ao segmento. Em nome de todos que fazem a Secretaria das Cidades, gostaria de externar os nossos mais sinceros sentimentos à família Schwambach”, disse o comunicado

A Urbana-PE, em nota, lembrou que o empresário foi presidente do órgão quando se chamava Setrans-PE, na década de 1960. “Ele contribuiu enormemente para a organização e desenvolvimento do transporte público na região metropolitana do Recife”, afirmou.