O que poderia ter sido e não foi: o nome do Terminal Urbano

De Ônibus Paraibanos, com pesquisa no site Leis Municipais Por Josivandro Avelar Imagens Acervo histórico Paraíba Bus Team Até 2005, o que hoje é o Terminal de Integração do Varadouro era o Terminal ...
Image

De Ônibus Paraibanos, com pesquisa no site Leis Municipais
Por Josivandro Avelar
Imagens Acervo histórico Paraíba Bus Team

5

Até 2005, o que hoje é o Terminal de Integração do Varadouro era o Terminal Urbano. Se o nome “Papa João Paulo II” identifica o Terminal de Integração e quase ninguém sabe disso, o Terminal Urbano também tinha nome que se foi com o próprio, e também não era conhecido como tal.

A Lei Nº 6.314, de 29 de dezembro de 1989, foi sancionada pelo então prefeito Wilson Braga, e dava o nome de Clodoaldo Passos Fialho ao Terminal Urbano. Segue a íntegra da lei:

LEI Nº 6314, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1989

DÁ NOME AO TERMINAL URBANO DO MUNICÍPIO, E TOMA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA, ESTADO DA PARAÍBA FAÇO SABER QUE O PODER LEGISLATIVO APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º Fica denominado de Cel. CLODOALDO PASSOS FIALHO, o terminal-urbano de João Pessoa, localizado na cidade baixa (varadouro), ainda sem denominação oficial.

Art. 2º A presente Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogada as disposições em contrário.

PAÇO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA, EM 29 DE DEZEMBRO DE 1989.

WILSON LEITE BRAGA
Prefeito

SÓCRATES PEDRO DE MELO
Secretário Chefe de Gabinete

O local não chegou em momento algum a adotar o nome, tanto que a lei ficou caduca após outra lei determinar o “batismo” do Terminal de Integração do Varadouro – que vem a ser o Terminal Urbano – com o nome de Papa João Paulo II, nome nunca empregado nas placas do terminal.