São Jorge inclui mais dois Apache Vip II na frota, que agora possui 38 unidades do modelo

De Ônibus Paraibanos
Por Josivandro Avelar
Imagens Fábio Gonçalves

A São Jorge incluiu na sua frota municipal mais dois CAIO Apache Vip II oriundos da Viação Novacap, fabricados em 2009. São mais dois veículos dos que foram adquiridos em janeiro de 2013, tendo sido os primeiros da empresa.

Foram incluídas na última semana as unidades 02008 e 02009, respectivamente C51602 e C51551 da Viação Novacap. Encarroçadas no chassi OF-1722M da Mercedes-Benz, essas unidades foram trazidas pela São Jorge em janeiro de 2013, onde parte foi direcionada para a frota municipal, e outra parte para o fretamento.

Unidade 02008 seria incluída na frota municipal em 2013, porém foi direcionada para o fretamento, só tendo concretizado o ingresso no sistema pessoense agora.

Com o fim de alguns contratos de fretamento que a São Jorge mantinha, a empresa está incluindo os veículos ainda dentro da idade média na frota municipal, a incluir os ex-Novacap que tinham ido para lá. A medida visa substituir as já aposentadas unidades de 2007 que a empresa tinha.

O carro 02008 poderia ter operado antes na capital paraibana, visto que havia recebido a adaptação de uma terceira porta na traseira, tal qual as seis primeiras unidades incluídas na frota municipal (10, 11, 12, 13, 21, 22), e que foram incluídas na linha 2300-Circular na época. A ideia inicial poderia ser renovar todos os sete ônibus da linha na época, mas a empresa mantinha na ocasião o trucado 0299. Com isso, o sétimo veículo que recebeu a adaptação terminou indo para o fretamento, só sendo incluído agora na frota pessoense.

O carro 02009 permanece com a mesma configuração do tempo de Novacap, apenas com duas portas. As demais unidades ex-Novacap rodando são 02017, 02048 e 02049 – totalizando 11 unidades. Os veículos integram a frota sem cobrador da empresa, as quais se incluem também as seis unidades incluídas há quase quatro anos.

Ao todo, a São Jorge possui 38 unidades do Apache Vip II rodando na frota municipal, todas usadas, sendo a maior frotista CAIO da Paraíba.

Um detalhe: a São Jorge ainda possui uma unidade ex-Novacap ainda no fretamento. É o antigo B51508 da empresa, atual 02263. É questão de tempo ser incluído na frota municipal. Além deles, a empresa ainda possui outras unidades ex-Pendotiba fabricadas em 2010 também ainda no fretamento, além de unidades ex-Vila Real fabricadas em 2009. Ou seja, ainda tem Vip II pra entrar na frota municipal da empresa, podendo ampliar essa quantidade para quase a metade da frota.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança