Repintados da semana #7

De Ônibus Paraibanos
Por Josivandro Avelar
Imagens Fábio Gonçalves

A coluna dos Repintados da semana está de volta e com reforço. Além dos repintados do Consórcio Navegantes, que você se acostumou a ver por aqui, também participam da coluna os repintados do Consórcio Metropolitano.

Vamos aos destaques das últimas semanas, com Marcos da Silva, Santa Maria, e agora que o Consórcio Metropolitano está aqui, Santa Rita.

Marcos da Silva em ritmo acelerado

A Marcos da Silva não dorme em serviço e já repintou praticamente toda sua frota modelo 2010 para cima. Um desses casos é o do 09083, um dos dois Torino VW da empresa.

502F2E8A-3DD0-40CA-BBFD-705B2660612F

Aliás, todos os VW da Marcos da Silva já foram repintados. Até mesmo o 09081, o Mega:

A empresa é uma das que mais repintou ônibus com o padrão do Consórcio Navegantes; mais da metade da frota já foi recaracterizada.

Pela lógica, a trinca 0974-75-76 deve ser a próxima a ser repintada.

Santa Maria não pára

A Santa Maria entrou no Consórcio Metropolitano e já repintou dois de seus ônibus, os quais não contam na coluna por terem sido renumerados. São os casos do 06061, que virou 5317, e 06053, que virou 5318.

Já quem ficou na frota municipal não escapou da repintura, só que no padrão da Navegantes. Se o 06061 foi repintado no padrão do Consórcio Metropolitano, praticamente todos os seus irmãos foram repintados no padrão da Navegantes. Só escaparam – por enquanto – os dois Torinos que rodam no 5301-Conde, isso se a Santa Maria não criar um padrão para eles.

Outros Torinos – praticamente todos eles do Colinas – foram também repintados, casos de 06007, 06018, 06021, 06023, 06046, e se eu esqueci mais algum, deixem nos comentários.

SIM, começaram as repinturas em Bayeux

Como mencionado acima, não estão sendo contados nesta coluna os ônibus remanejados. Os repintados contam se mantiverem sua numeração. Um caso que entraria na coluna é o dos Torinos da Reunidas: os carros 08107, 08108 e 08109 da Unitrans e 08122, 08132 e 08140 de Cabedelo, esses entrariam na coluna dos repintados se não fosse o lançamento do Consórcio Metropolitano, e é claro que o lançamento do consórcio merecia um destaque especial.

E é o caso da SIM, que manteve a numeração de seus veículos, apenas fazendo acréscimos de frota. E já tem dois repintados da empresa rodando: o primeiro deles é o 50.19, New Torino de 2016. O veículo, que chegou a rodar alguns dias com o nome do Consórcio Metropolitano, porém ainda com a pintura da empresa, foi o primeiro a receber a padronização do consórcio.

E a empresa conseguiu replicar fielmente o layout, baseado na padronização do sistema campinense. E tal como lá – e nas outras empresas do Consórcio Metropolitano – a empresa aplicou sua tipografia de numeração.

Já o segundo a aparecer repintado na SIM foi o 50.29, um Torino do modelo anterior fabricado em 2014. E para quem tinha curiosidade em saber se a empresa iria aplicar a “imitação” do New Torino na traseira, tal qual a Santa Maria e a Reunidas, a resposta é sim: ela aplicou, e fielmente.

E esperamos voltar com a coluna com muito mais novidades nas repinturas. Ainda há trabalho nos consórcios para ser feito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança