Cerca de 15% dos motoristas profissionais sofrem de apneia do sono

De Agência CNT de Notícias
Imagem Gilberto da Costa Júnior

dsc08419

Segundo a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), um dos problemas de saúde que causam a sonolência e que mais merecem atenção dos motoristas profissionais é a apneia obstrutiva do sono, uma parada respiratória que ocorre quando a pessoa está dormindo.

O diretor de do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da Abramet, Dirceu Rodrigues Junior, explica que de 15% a 17% dos motoristas profissionais sofrem com esse problema. “A apneia obstrutiva do sono é a presença de uma parada respiratória durante o sono, que leva o motorista a ter, durante o dia, muita sonolência na direção veicular”, explica. Junior diz ainda que, por conta disso, o indivíduo é capaz de dormir de diversas formas, inclusive sentado ou em pé. “Por isso nós precisamos alertar esse indivíduo, para que ele faça o tratamento e volte a poder dirigir”, complementa o médico.

Segundo ele, em geral, quem é vítima desse distúrbio é obeso e ronca muito à noite. Além disso, alguns fatores podem favorecer o desenvolvimento da apneia, como problemas respiratórios, na faringe e cordas vocais, alterações na arcada dentária e no céu da boca.

Mas Dirceu Rodrigues afirma que, após o tratamento, o motorista pode exercer a atividade normalmente. “Isso se resolve com tratamento clínico, cirúrgico, com algumas orientações ou com uso de aparelhos que fazem com que o indivíduo tenha respiração melhor durante o sono”, diz.

Em alguns casos, além de passar pelos cuidados médicos, o paciente pode ser encaminhado para tratamento com dentista e até fisioterapeuta. O Sest Senat dispõe desses profissionais em unidades localizadas em todos os estados brasileiros. Para profissionais que trabalham em empresas ou autônomos que contribuem com o sistema, além de seus dependentes, o atendimento gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança