Homenagem aos profissionais da Unitrans e Santa Maria é realizada em clima de Avant Première hollywoodiana

De News Comunicação Imagens Divulgação As equipes de Recursos Humanos das empresas de ônibus de João Pessoa Unitrans e Santa Maria mudaram o cenário do auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, ...

De News Comunicação
Imagens Divulgação

operadores-que-foram-homenageados

As equipes de Recursos Humanos das empresas de ônibus de João Pessoa Unitrans e Santa Maria mudaram o cenário do auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes transformando-o no palco de uma Avant Première hollywoodiana, com direito a efeitos sonoros e de iluminação, além de projeção de vinhetas cinematográficas. Até duas grandes réplicas de estatuetas do Oscar foram colocadas no local que recebeu, nesta sexta-feira (06), os profissionais das duas empresas de transporte público que mais se destacaram no projeto ‘Operador em Ação’ de 2016. No total, 504 profissionais da Unitrans e 150 da Santa Maria foram homenageados, receberam brindes e um certificado pela participação integral no Projeto, a partir do qual são realizados treinamentos mensais, com temas correlatos às atividades dos operadores.

Prestigiado pela diretoria das duas empresas, representadas pelo empresário Alberto Pereira e Lorena Dantas, da Unitrans, e Larissa Nascimento, da Santa Maria, o evento premiou ainda os três melhores motoristas e cobradores de cada empresa, que ganharam brindes pela distinção de serem profissionais exemplares. O motorista que ficou em primeiro lugar da Unitrans, Luis Silva de Moraes, e da Santa Maria, José Alexandre Soares, além dos primeiros lugares de cobradores da Unitrans, Robério Antônio Alves, e da Santa Maria, Elisa Franco, ganharam duas folgas, placa comemorativa,  certificados e ainda um vale compras de R$ 1.000.00 cada um.

Isabela Maria, gerente de Recursos Humanos da Unitrans, conduziu a solenidade que teve um momento de muita emoção quando o gerente de tráfego da Unitrans, Adeilton Nascimento, que se recupera de um tratamento de saúde, apareceu no palco, deixou uma mensagem de otimismo e foi homenageado com uma placa. “É uma honra poder estar aqui, partilhar um pouco deste momento, agradeçam por hoje, por estar com saúde, por estar vivo e trabalhando e também por acreditarem neste projeto que é uma oportunidade de aprendizagem e crescimento para cada um de vocês”, disse Adeilton, lembrando da importância dos operadores tratarem bem os passageiros e terem a consciência da importância do serviço que é prestado por uma empresa de ônibus.

Na escolha dos três melhores cobradores e motoristas de cada empresa, levou-se em consideração os seguintes critérios: 100%  de participação nos treinamentos, às ausências de faltas no trabalho, de registro de reclamações de passageiros ou órgão gestor, assim como, não ter ocorrências de trânsito (sem acidentes e/ou multas). José Alexandre Soares, motorista da Santa Maria, da Linha 109, escolhido o primeiro lugar, disse que ficou surpreso com a premiação. “Temos muitos bons profissionais que poderiam estar aqui no meu lugar, e eu estou muito feliz de ter sido escolhido, isso é um estímulo a mais para que a gente continuem melhorando”, disse ele que está na empresa desde 2008. Elisa Franco, que fique em primeiro lugar como cobradora da Santa Maria, comemorou sua conquista. “Sei que fiz por onde, me esforcei, fiz o melhor que pude e fui recompensada. Não esperava ser premiada pois tenho muitos colegas tão bons quanto eu”, disse ela.

A solenidade de encerramento do Projeto foi realizada em dois momentos, um pela manhã e outro à tarde, para que todos os operadores homenageados pudessem participar, sem prejudicar suas escalas de trabalho. Os diretores da Santa Maria e Unitrans enalteceram em seus discursos o compromisso, o empenho e a dedicação dos operadores durante os treinamentos do Projeto, reiteraram a importância do bem conduzir e tratar os passageiros e, sobretudo, reforçaram o diferencial e papel de cada profissional no exercício de suas funções para que o serviços prestados à população seja o melhor possível. “Nós somos um grupo forte porque temos profissionais que se diferenciam, que nos ajudam a ser referência no mercado”, destacou Alberto Pereira. Mário Tourinho, representante do sistema de transporte da capital, reforçou o compromisso das empresas na boa operacionalização de um serviço complexo que, muitas vezes, recebe críticas por casos isolados e que deixa de ser enaltecido na sua magnitude também por desconhecimento da complexidade do sistema. Prestigiaram ainda a solenidade representantes da SEMOB e do Sest/Senat.

Sobre o ‘Operador em Ação’

O projeto ‘Operador em Ação’ é um programa de capacitação e estímulo ao crescimento profissional que existe desde 2013 e que, no final de cada ano, premia os melhores motoristas e cobradores com base em diversos critérios.          As capacitações do ‘Operador em Ação’ acontecem, mensalmente, em módulos e com temas distintos que abordam aspectos técnicos, operacionais, de relacionamento com o público, de segurança, sobre recursos humanos, novas tecnologias, todos contextualizados no universo de trabalho dos operadores de ônibus. As capacitações são ministradas pelo RH, pelos técnicos do Serviço Especial de Segurança em Medicina no Trabalho (Sesmt) e pelos profissionais do setor operacional, além de convidados, nos auditórios da Unitrans, da Santa Maria e do Sest/Senat.

Em 2016 houve capacitações sobre ‘Mecânica Preventiva’, ‘Bilhetagem Eletrônica’, com instrutores da Fundação de Apoio às Pessoas com Deficiências – Funad, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa – CMPI, e com representantes da SEMOB com foco na humanização dos atendimentos aos passageiros, sobre ‘Saúde e prevenção de doenças’, ‘Alimentação saudável’, entre outros temas, além de palestras motivacionais.