Federação destaca evolução de Programa Ambiental do Transporte no controle da emissão de poluentes

De Cândido Nóbrega
Imagem Divulgação

fetronor-apresenta-projeto

“Estamos trabalhando para desmistificar o ônibus como principal agente poluente da atmosfera”, destacou o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Eudo Laranjeiras, durante a abertura do II Fórum da Qualidade do Ar e Políticas Públicas, promovido pela Prefeitura do Natal (RN), no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

Ele lembrou que o setor de transporte, através do Programa Despoluir, vem contribuindo sensivelmente para a redução da emissão de poluentes pela frota de ônibus de Natal e das empresas que pertencem a base da Fetronor nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. “Só em 2015 as empresas filiadas à Federação deixaram de emitir na atmosfera 36 toneladas de CO2, foram três mil aferições realizadas por mês com níveis de 95% de aprovação”, declarou.

Apresentação

O superintendente da Fetronor, Eiblyng Scardini Menegazzo, fez uma apresentação completa do Programa Despoluir, abordando “estudos sobre a emissão de poluentes pela frota de ônibus de Natal” para os participantes da mesa de discussão, entre eles o mediador Evânio Mafra (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo – Semurb), Glauber José Turolla (Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis – CTGÁS-ER), Judith Johanna Hoelzemann (UFRN) e Jean Leite Tavares (IFRN).
Além do debate das políticas públicas e apresentação por especialistas a respeito da qualidade do ar de Natal, foi realizado o lançamento do último volume de 2016 da revista científica “Parque da Cidade em Revista”, que está disponível nas versões eletrônicas e impressa. A revista do Parque da Cidade traz artigo assinado por Eudo Laranjeiras, em que defende um diálogo responsável entre meio ambiente e mobilidade urbana.

Sobre o Despoluir

O Programa Ambiental do Transporte – Despoluir – foi criado em 2007 pelo Sest Senat e CNT, com o objetivo de promover o engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança Novos Paradiso DD da Catedral Relembre os Alphas do intermunicipal paraibano