Ônibus Paraibanos

Unitrans inicia treinamento de integração dos jovens aprendizes 2016/2017

Fonte: News Comunicação
Fotos: Divulgação

na-parte-da-tarde-os-jovens-conheceram-os-locais-onde-irao-atuar

Os candidatos, com  idades entre 18 e 22 anos, que foram selecionados para atuar no Programa Jovem Aprendiz da empresa de ônibus Unitrans, começaram nesta quinta-feira (13) a conhecer a rotina de suas atividades. Pela manhã, os 21 candidatos que atuarão no Setor Administrativo conheceram os coordenadores e gerentes da empresa e se familiarizaram com as normas interna da Unitrans. À tarde, eles participaram de um treinamento prático, onde conheceram o ambiente de trabalho onde desenvolverão seus talentos e habilidades durante o estágio. Nesta sexta-feira (14), o mesmo programa será apresentado aos demais 50 jovens que atuarão no setor Operacional, na função de cobradores.

A integração foi conduzida pelo Setor de Recursos Humanos e teve a participação de representantes dos setores de Segurança do Trabalho, de Bilhetagem, Tráfego, Departamento Pessoal, além do próprio RH. Segundo a gerente de RH da Unitrans, Isabela Maria,  a integração teve o objetivo de apresentar a empresa e também os responsáveis por cada área. “É importante que antes de começar a atuar, todos possam conhecer detalhes do funcionamento da empresa, sua missão, objetivos, etc”, destaca ela.

A diretora da Unitrans, Lorena Dantas, também participou da integração, no momento de apresentação dos gestores. Ela reforçou a importância do Programa e da chance que os candidatos têm de iniciar sua vida profissional, aliando estudo e trabalho. “O programa Jovem Aprendiz se constitui na primeira oportunidade de emprego e muitos dos candidatos, dependendo do desempenho e da necessidade da empresa, são contratados e efetivados na função que estagiaram ou em outras após o encerramento do contrato com o programa. Portanto, aproveitem essa chance de aprender fazendo e façam o melhor que podem”, disse Lorena.

Todos os novos contratados estão matriculados entre o ensino fundamental e o ensino médio ou já concluíram seus estudos. A carga horária do Jovem Aprendiz é de quatro horas de atuação na empresa, de segunda a sexta-feira, mais duas horas de curso, no SEST/SENAT, de segunda a quinta-feira.  “O Jovem Aprendiz é um programa que valoriza os estudos, tanto é que a carga horária é reduzida para que o jovem possa levar adiante os seus estudos, caso ele não tenha concluído, e tenha tempo de frequentar as aulas do SEST/SENAT”, reforça a psicóloga da Unitrans, Socorro Aragão. O contrato de trabalho tem duração de um ano e a remuneração varia de acordo com as horas computadas de serviços prestados. . Os Jovens Aprendizes da Unitrans começam a trabalhar e estudar no SEST no próximo  dia 17  e terminam o contrato em 17 de setembro de 2017.

Sobre o Programa

O Programa Jovem Aprendiz no Transporte foi iniciado em 2010, pelo SENAT, na Paraíba e faz parte do programa nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), segundo o decreto Nº 5.598, de 01 de dezembro de 2005, na CLT e a Lei 8.069/1990 doEstatuto da Criança e do Adolescente. Para participar do projeto é necessário que o jovem tenha entre 14 e 24 anos, esteja matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o Ensino Fundamental, e esteja inscrito em curso ou programa de aprendizagem desenvolvido por instituições de aprendizagem, a exemplo do SEST/SENAT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.