As numerações do Grupo Santa Cruz

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Foto: Rodrigo Ribeiro

9640ea4becabcb4d5f986e9a89eba731

Um das maiores curiosidades no mundo do ônibus são as numerações de ordem adotadas pelas empresas, principalmente as rodoviárias. Algumas adotam algumas lógicas, outras não, colocam numeração sequencial. Umas das que mais aguçam o interesse são as do Grupo Santa Cruz.

Todo o grupo adota uma sequência de seis números, sendo que os três primeiros são o prefixo do veículo dentro da frota da empresa. O dois números seguintes mostram o ano de fabricação e o último identifica a que empresa o ônibus pertence no grupo.

Exemplo

Pegando a numeração do carro da foto, mostramos com funciona a numeração nas empresas do Grupo Santa Cruz

208 = Prefixo
16  = Ano de fabricação 2016
0 = Viação Santa Cruz

No Grupo, cada empresa é representada pela seguinte numeração:

Santa Cruz = 0
Cristália = 1
Expresso Brasileiro = 2
Nasser = 5

Alguns veículos da Expresso Brasileiro são finalizados em 0, que seria o prefixo da Santa Cruz, por esses veículos possuírem documentação em nome da Viação Santa Cruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança