Conheça o bilhete de viagem do jovem

Fonte: EBC Foto: JC Barboza O Nacional Jovem conversou com o secretário nacional de juventude, Bruno Moreira Santos, sobre um benefício que jovens de baixa renda poderão usufruir,  possuindo acesso ...

Fonte: EBC
Foto: JC Barboza

img_4004

O Nacional Jovem conversou com o secretário nacional de juventude, Bruno Moreira Santos, sobre um benefício que jovens de baixa renda poderão usufruir,  possuindo acesso gratuito ao transporte interestadual de passageiros, em trens e ônibus, em todo o Brasil, a partir deste ano – o Bilhete de Viagem do Jovem. 

Segundo o secretário, as prestadoras dos serviços deverão reservar, em linhas regulares, duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto mínimo de 50%, em cada veículo ou comboio ferroviário de serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Ele explica que o estudante deve solicitar o bilhete até três horas antes da viagem, através da geração de um cartão virtual, em aplicativos de celular ou com a impressão de declaração em documento físico. “O jovem deve estar inscrito no Cadastro Único do governo federal”, destaca.

Bruno Moreira também conta que caso alguma empresa recuse o benefício, o jovem deve procurar a ouvidoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), disque 166, e fazer a denúncia com horário, local e motivo da recusa, que a Secretaria Nacional de Juventude junto com a ANTT e a ouvidoria do programa ID Jovem, acionarão a empresa judicialmente, por descumprimento de lei federal.