Grande Recife lança primeiro ônibus com suporte para bicicletas

Fonte: Grande Recife
Fotos: Divulgação

files_13820_201608191525229754

O usuário do transporte público contará com mais uma novidade a partir deste domingo (21). O primeiro ônibus com suporte para bicicleta, o LevaBike, começa a ser testado com um veículo da linha 2410 – Parque Capibaribe/TI TIP. O ônibus foi adaptado para transportar até seis bikes na parte interna traseira, após a porta de desembarque. O espaço teve o chão revestido com piso emborrachado para dar destaque ao local destinado às bicicletas e suporte instalado para fixar o modal de maneira segura e sem interferir na circulação dos demais passageiros.
O LevaBike vai operar, inicialmente, aos domingos e apenas na linha 2410 – Parque Capibaribe/TI, com pagamento de meia passagem. Os usuários que forem curtir o ‘Domingo na Arena’ poderão utilizar a linha que sai do Terminal Integrado TIP e atende as proximidades do estádio, agora com a possibilidade de transportar a magrela. O ônibus adaptado estará sinalizado com adesivos na frente, nas laterais e na parte traseira.

Durante a operação, o passageiro entrará pela porta traseira do ônibus, colocará a bicicleta em um dos suportes e caminhará, por dentro do veículo, para fazer o pagamento da passagem e rodar a catraca. A ideia é iniciar um transporte multimodal nos ônibus, dando mais opções de meios de deslocamentos aos usuários.

14059941_1162974727058610_813271908_o

“Desde o final de julho passado, as famílias pernambucanas contam com a nova atração do Domingo na Arena, que tem reunido esporte, cultura, programação infantil, tour no estádio, sustentabilidade e várias ações para tornar o local um espaço de toda população, um equipamento de todo pernambucano. A Secretaria das Cidades, por meio do Grande Recife, soma-se a essa grande iniciativa do Governo de Pernambuco e lança o LevaBike com o objetivo inserir os ciclistas numa programação que garantirá bem-estar e segurança”, comemora o secretário das Cidades, André de Paula.

52203972-7390-48b6-a7c4-5946019b501b (1)

O protótipo é pioneiro nos ônibus do Recife e Região Metropolitana e deve ser avaliado após a primeira operação. O objetivo da Secretaria das Cidades é ampliar o serviço para outras linhas de ônibus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança