Semob começa a multar condutores na faixa exclusiva de ônibus em Mangabeira

Fonte: Click PB Foto: Divulgação Os agentes e as câmeras de fiscalização da Superintendência Executiva de mobilidade Urbana (Semob-JP) começam a multar nesta segunda-feira (08) na faixa exclusiva para ...

Fonte: Click PB
Foto: Divulgação

faixa_onibus

Os agentes e as câmeras de fiscalização da Superintendência Executiva de mobilidade Urbana (Semob-JP) começam a multar nesta segunda-feira (08) na faixa exclusiva para circulação do transporte coletivo urbano em Mangabeira. A fiscalização acontece ao longo de toda extensão da faixa exclusiva e o valor da multa é de R$ 127,69 e mais cinco pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Estará sujeito a multa o condutor de veículo que trafegar na via exclusiva, fora do limite máximo de 50 metros antes de uma conversão à direita ou para acesso a um imóvel. A infração de trânsito é considerada grave.

A Semob alega que o transporte coletivo responde, em média, por aproximadamente 70% dos deslocamentos da população em João Pessoa, e que priorizando os ônibus, a faixa exclusiva pretende uma distribuição mais justa das vias da cidade.

Em julho, iniciou-se o “período educativo”. De acordom com o órgão, a faixa exclusiva de ônibus proporciona mais agilidade ao transporte coletivo, reduzindo o tempo de viagem.

“As linhas que trafegam pela Josefa Taveira transportam em média 68.000 passageiros por dia. Em pesquisa realizada pela Semob, 82% das pessoas que procuram o comércio e os serviços de Mangabeira utilizam o ônibus, sendo que 18% veículos particulares”, disse o superintendente da Semob, Carlos Batinga.