Estudante usuário de Passe Legal em João Pessoa deve fazer biometria

Fonte: G1 Paraíba
Fotos: Jefferson José / Edgley Lemos

unnamed (79)

Os estudantes de João Pessoa que utilizam o Passe Legal precisam realizar cadastramento biométrico. A medida é necessária porque o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Sintur) está instalando equipamentos nos ônibus de transporte urbano da cidade equipamento que vai registrar as impressões digitais dos estudantes para validar a passagem. Para realizar o cadastramento biométrico é preciso se dirigir ao Sintur, no Centro de João Pessoa, mas por enquanto ainda não há prazo final para o cadastramento.

Atualmente o estudante basta apresentar o Passe Legal, passar o cartão na máquina e depois apresentar a carteira de estudante ao cobrador. Com a mudança, quando o estudante passar o cartão na máquina, uma luz branca vai acender na biometria indicando que o estudante precisa fazer a leitura biométrica. Após a leitura, o estudante apresenta novamente o passe legal e está liberado para cruzar a catraca.

De acordo com o diretor do Sintur de João Pessoa, Mário Tourinho, a utilização da biometria vai evitar fraudes na utilização do cartão estudantil por outra pessoa. Mário Tourinho explicou que o período é de avaliação e em breve será divulgado o prazo do cadastramento, bem como a distribuição do atendimento em outros postos.

Alguns estudantes que já fizeram o cadastramento e validaram a leitura biométrica acreditam que a mudança vai contribuir para que outra pessoa não utilize o cartão. Outros receiam que a novidade dentro dos ônibus atrase a viagem dos passageiros. No entanto, Mário Tourinho informou que a biometria vai dar mais velocidade no embarque “tendo em vista que o passageiro será autônomo no seu atendimento”.

passe_legal_cartao_passagem_onibus_paraiba

Todos os operadores estão orientados para que, em caso de falha, o cartão seja imediatamente liberado, quando o saldo for suficiente para pagar a passagem. O estudante que fez o cadastramento já pode usar a biometria nos transportes de João Pessoa.

0 comentário em “Estudante usuário de Passe Legal em João Pessoa deve fazer biometria”

  1. Quando se trata de beneficios para a população é assim: O sistema de rastreamento que estava previsto pra ser implantado até o fim desse mês, assim como também a entrega dos outros 20 ônibus 0km ñ foi feito, nem falam mais. Agora quando os interesses são dos empresários, ninguém vê falar dos custos para a implantação do sistema biométrico, como elegam quando se fala na climatização dos coletivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança