3 protótipos de pontos de ônibus que favorecem a mobilidade sustentável

Fonte: Archdaily Desenhos: Divulgação A mais recente  publicação da Associação Nacional de Funcionários de Transporte de Cidade, NACTO,  é o “Guia de Desenho de Trânsito de uma Via”, no ...

Fonte: Archdaily
Desenhos: Divulgação

Captura de tela inteira 05072016 221622.bmp

A mais recente  publicação da Associação Nacional de Funcionários de Transporte de Cidade, NACTO,  é o “Guia de Desenho de Trânsito de uma Via”, no qual são apresentados conceitos e propostas a respeito de como é possível melhorar os espaços viários através do projeto urbano.

O foco das ideias é priorizar a mobilidade sustentável para que, tanto as cidades membro da organização, quanto as que tenham acesso a este documento, possam melhorar suas práticas em relação aos espaços públicos, à mobilidade e ao transporte.

Sobre este guia, foi publicado há alguns dias atrás 6 conselhos da NACTO para projetar paradas de ônibus que sejam acessíveis e seguras (veja mais aqui).

A partir destas recomendações, a organização fez uma série de desenhos classificados segundo o protótipo de parada que define como “mais do que um lugar para esperar”. A seguir contaremos sobre três deles aplicados aos ônibus.

1. Parada da calçada

Captura de tela inteira 05072016 221516.bmp

As paradas de ônibus que estão em calçadas são, provavelmente, as mais comuns devido a seu baixo custo econômico e sua rápida implementação.

Além disso, o desenho desse tipo de parada é mais fácil de replicar, tanto em avenidas, quanto em ruas onde o tráfego é misto, e as pistas de ônibus não estão necessariamente separadas das vias de automóveis por obstáculos.

Apesar disso, previnir que os automóveis e outros veículos particulares transitem pelas vias de ônibus é possível se essas últimas forem pintadas com cores chamativas. No entanto, a NACTO defende que nas calçadas muito estreitas, simplesmente deve-se omitir as paradas.

2. Embarques laterais em corredores centrais

Nas grandes avenidas de diversas cidades do mundo, é cada vez mais comum que no centro sejam  destinadas pistas para os ônibus do transporte público.

Este tipo de desenho é tido pela organização como uma medida que gera identidade ao serviço, e que tem, entre suas vantagens, o fato de representar uma maior segurança para os passageiros, favorecendo a freqüência dos ônibus ao reduzir a probabilidade de ingresso de outros tipos de veículos. Além disso, esse tipo de parada gera organização visual.

Obter parte destas vantagens é possível de acordo com a NACTO caso a extensão das áreas de espera dos passageiros seja determinada segundo o número esperado de ônibus e a demanda dos usuários.

Além disso, ressalta-se que caso sejam incorporadas medidas visuais, que estas devem indicar aos passageiros quais são as áreas definidas como seguras para esperar, se a altura das plataformas permite ingressar aos ônibus sem inconvenientes aos passageiros (com ou sem mobilidade reduzida), e se as paradas possuam certos elementos que gerem comodidade e proteção, como assentos, grades e coberturas.

3. Paradas em vias terminais

Captura de tela inteira 05072016 221406.bmp

Nas vias denominadas terminais, que podem ser aquelas próximas a estações intermodais, ou de onde parte ou termina o percurso do ônibus, é comum que exista uma aglomeração de passageiros nas calçadas, e que os ônibus não transitem com uma freqüência fixa.

Por conta disso, a NACTO recomenda que nas áreas de espera das calçadas, seja implementada uma sinalização correspondente a cada parada, para que as pessoas saibam onde param certos ônibus e quais são suas rotas. Essa sinalização deve, por sua vez, incorporar um sistema em braille, atendendo também os passageiros com visão reduzida.

Junto a isso, é aconselhável que outras atividades não sejam feitas na calçada para não comprometer a entrada e saída de passageiros nos ônibus, nem afetar o fluxo de pedestres.