Nova frota de ônibus é apresentada em Juiz de Fora

Fonte: G1  Fotos: C. Junior A nova frota de ônibus de Juiz de Fora foi apresentada nesta quinta-feira (30). A previsão é de que mais de 100 veículos comecem a circular na cidade a partir do mês de ...

Fonte: G1 
Fotos: C. Junior

JF3

A nova frota de ônibus de Juiz de Fora foi apresentada nesta quinta-feira (30). A previsão é de que mais de 100 veículos comecem a circular na cidade a partir do mês de agosto.

Diferente dos veículos atuais, que têm seis cores diferentes para cada região da cidade, os novos terão as cores azul, vermelho e verde.

Todas as linhas irão funcionar com o bilhete único. Além disso, outras novidades são os micro-ônibus para locais de difícil acesso, internet gratuita, melhoria da acessibilidade, GPS, câmera de monitoramento e bilhetagem eletrônica.

Apesar da mudança, a tarifa, que atualmente está em R$ 2,50, não deve ter aumento este ano, uma vez que os consórcios assumem o serviço dentro de oito meses após a última correção. Neste caso, conforme prevê o edital, a tarifa só pode ser reavaliada a partir de 12 meses do último reajuste, ou seja, em abril de 2017. Além disso, a média de uso da frota não pode ultrapassar cinco anos.

A nova frota foi instalada após um processo licitatório, que ocorreu em 22 de maio do ano passado e terminou em abril deste ano. O objetivo foi selecionar empresas ou consórcios para prestar o serviço de transporte coletivo de passageiros por ônibus e veículos de pequeno porte, sendo adaptados para pessoas com deficiência física. O Consórcio Via JF foi considerado o vencedor do Lote 1 e o Consórcio Manchester de Transporte Coletivo ganhou no Lote 2.