Santa Maria padroniza ônibus com as cores da Navegantes, mas não segue o projeto original

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Josivandro Avelar / Divulgação

2016-05-01 14.47.34-1

A Santa Maria foi a terceira empresa das quatro do Consórcio Navegantes a padronizar os seus ônibus. Os dois primeiros a serem padronizados são os carros 06022 e 06030, que irão fazer a linha 9901-Valentina/Mangabeira. Só que a pintura feita pela Santa Maria não segue o projeto original da identidade visual do consórcio, tendo detalhes modificados pela empresa.

A São Jorge e a Marcos da Silva seguiram o projeto original, tendo seus ônibus padronizados de forma idêntica. Só que a Santa Maria promoveu modificações no projeto de Lucas Rodrigues. A pintura dianteira previa que as duas colunas fossem pintadas na cor azul, sendo o capô dianteiro branco. Nos padronizados da Santa Maria parte do capô é pintada de azul.

O mesmo azul pode ser visto na parte superior da traseira do ônibus, que originalmente não tem detalhes de destaque nessa cor.

A Santa Maria ainda estabeleceu suas próprias tipologias no padrão que deveria ter uma só – TW Cen MT ou Avant Garde. O nome é escrito na tipologia Bahamas – tal como nas identificações das antigas pinturas das empresas – e o prefixo, na mesma tipologia que a empresa já utilizava na pintura própria, a Bookman Old Style, empregada também na TBS e na Santa Maria natalense.

untitled

As diferenças não páram por aí; o logotipo da Prefeitura de João Pessoa foi colocado pela Santa Maria na lateral dianteira do veículo, antes do nome da Navegantes. Originalmente o logotipo da Prefeitura de João Pessoa deveria estar abaixo ou após a barra de cor azul da lateral, dependendo do veículo. A empresa ainda centralizou os elementos da traseira, que originalmente são do lado esquerdo da mesma, bem como a numeração traseira que deveria estar próxima dos elementos no lado direito, está no local onde os A.Cândido costumam colocar a numeração em um Torino 2007, caso deste ônibus.

2016-05-01 14.48.01-1

A Santa Maria caracteriza os seus ônibus em Campina Grande, nas garagens do Grupo A.Cândido, onde também são feitas as padronizações da Unitrans. A São Jorge e a Marcos da Silva fizeram por aqui mesmo suas padronizações. Falta a Mandacaruense apresentar a padronização de seus ônibus, e certamente a empresa deve seguir o projeto original.

0 comentário em “Santa Maria padroniza ônibus com as cores da Navegantes, mas não segue o projeto original”

  1. Outros pequenos detalhes que observei foi o tom de verde que está mais próximo do verde da Unitrans e as faixas ficaram um pouco mais baixas na lateral. (Des)padronização geral!

  2. Horrível. Pela primeira vez a Santa Maria caiu no meio conceito. Desse jeito não é padronização, vai se tornar a mesma bagunça que o “Consórcio” Unitrans, que só retirou os nomes da Transnacional e Reunidas, mas que continuou com os Layouts das respectivas empresas, e o pior, ostentando 4 layouts diferentes nos seus veículos. Desorganização total.
    Como sempre, os acordos/regras do sistema pessoense nunca são seguidos a risca, essas empresas (diga-se grupo A. Cândido) fazem o que bem entendem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa O Apache Vip na frota municipal de João Pessoa Apache Vip da Util Renovação de frota na Boa Esperança