Combate às fraudes com sistema de biometria

Fonte: Revista Auto Bus Foto: Divulgação A cidade paulista de Mogi das Cruzes já conta com 100% de sua frota de ônibus urbanos equipados com a tecnologia da bilhetagem eletrônica com sistema de ...

Fonte: Revista Auto Bus
Foto: Divulgação

Biometria1-3-iNFO

A cidade paulista de Mogi das Cruzes já conta com 100% de sua frota de ônibus urbanos equipados com a tecnologia da bilhetagem eletrônica com sistema de biometria. Esse recurso, presente nos ônibus da operadora CS Brasil, confirma a identidade do portal do cartão eletrônico por meio do reconhecimento facial. “Instalamos logo o equipamento em 100% da frota porque sabíamos que era um diferencial em segurança. E os resultados foram positivos”, comentou Rodrigo Silva, gerente geral de Transporte de Pessoas da CS Brasil.

O sistema identifica os cartões cadastrados que são os que contam com gratuidade, no caso dos idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência, ou redução na tarifa, voltado para estudantes (R$ 1,60, que é 42,11% do valor da passagem integral de R$ 3,80). De acordo com a operadora, cerca de 21 mil passageiros são beneficiados com as tarifas diferenciadas e gratuidade no município, o equivalente a 35% do total de cartões emitidos pela Mogi Passes.

Rodrigo Silva explicou que, caso o dono perca o cartão e outra pessoa tente usá-lo, a câmera de biometria na catraca não reconhece o usuário indevido e bloqueia o cartão. Até hoje, o sistema já bloqueou 3.260 cartões.