0283 e 0284: Os ex-RJ que mais tempo duraram na São Jorge

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Matéria/Texto: Josivandro Avelar Fotos: JC Barboza / Rodrigo Gomes / Kristofer Oliveira Desde 2007, a São Jorge tem empregado a renovação em massa de ônibus seminovos ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Fotos: JC Barboza / Rodrigo Gomes / Kristofer Oliveira

0284

Desde 2007, a São Jorge tem empregado a renovação em massa de ônibus seminovos do Rio de Janeiro, a maioria em bom estado de conservação. A maioria desses carros sai da empresa antes de completar 10 anos de uso. Porém, os dois ônibus que falaremos hoje são os seminovos que mais tempo estão durando na empresa, tanto que este ano eles já completam 10 anos de uso. Os dois são Marcopolo Viale encarroçados sob o chassi OF-1722M da Mercedes-Benz.

Os carros 0283 e 0284 foram fabricados em 2006 e são oriundos da Viação Galo Branco, de São Gonçalo, onde operaram com os prefixos RJ 181.020 e RJ 181.047, respectivamente. Começaram a operar no Rio ainda com letreiros lonados, mas tiveram os letreiros eletrônicos implantados duas vezes: inicialmente foi instalado um kit de 3 letreiros da Dimelthoz, depois substituídos por 3 letreiros da Mobitec – sendo o auxiliar branco – que acompanharam os veículos na troca de empresa.

Quando os dois veículos foram adquiridos pela São Jorge, em maio de 2011, deveriam ter sido direcionados para o fretamento, assim como vários OF-1721 adquiridos da mesma Galo Branco e de sua empresa irmã, a Estrela. Porém, a São Jorge resolveu incluir os veículos na frota municipal, adotando pela primeira vez os letreiros eletrônicos – a empresa foi a última a adotar esse recurso na frota – bem como logo de cara foi a primeira empresa de João Pessoa a adotar letreiro eletrônico auxiliar.

DSCN1744

Os carros 0283 e 0284 começaram a circular no dia 7 de junho de 2011, sendo incluídos na linha 2300-Circular. Substituíram na linha dois dos últimos Apache Vip I SC que ainda restavam na linha, dos quais três deles já haviam saído por conta da entrada de três Torinos zero quilômetro um ano antes, além do carro 0267, Torino ex-Santo Antônio. Somente os letreiros traseiros dos dois ônibus não foram programados, sendo retirados posteriormente.

Quando os dois veículos vieram, tiveram a configuração interna preservada, com o posto de cobrador no formato curral – padrão naquela época – e quatro assentos a menos na parte do meio do salão de passageiros. Com a conversão de embarque da traseira para a dianteira, os veículos tiveram esses assentos unitários preservados, porém receberam mais três pares de assentos na parte traseira, sendo um deles de obeso.

Com a chegada dos Vip II ex-Novacap, os veículos saíram pela primeira vez do 2300, mas não se fixaram nas outras linhas da São Jorge, sendo reservas por quase todo o tempo. Em 2014, os Vip II foram saindo para serem incluídos no 701 e 108, fazendo com que os dois veículos retornassem aos seus postos no 2300, onde estão até hoje.

No ano passado, os letreiros eletrônicos dos dois ônibus foram reprogramados, já com o nome Circular incluído nelas – a empresa só incluiu o nome padrão da linha nos ônibus em 2012, 10 anos depois de assumir a mesma, mas apenas em 2013 foram fixados na frota ônibus com o nome Circular já programado nos letreiros eletrônicos.

0283 Marcopolo Viale OF-1722

Como são os veículos mais velhos em idade de fabricação e entraram em 2011, os dois veículos são os mais antigos da empresa em circulação na frota com cobrador, após a saída dos carros 0298 e 0299, Viales trucados OF-1721 que entraram em 2005 e saíram em 2015. A tendência é que até junho, quando completam 6 anos de circulação e 10 de uso, os dois veículos deixem a empresa. Durante esse meio tempo, Torinos de 2007 entraram mais tarde na empresa e saíram mais cedo.

A Viação Galo Branco foi uma fiel cliente do modelo Viale e uma das provas disso são a sua boa conservação e resistência do modelo, o que deve explicar porque as duas unidades vendidas para a São Jorge permaneceram mais tempo que os demais veículos da empresa adquiridos seminovos. Com o fim da fabricação do Viale, a Galo Branco chegou a adquirir poucas unidades do New Torino, mas optou por fazer renovações com o modelo Apache Vip IV da CAIO. E é justamente com modelos da encarroçadora paulista que a São Jorge está renovando suas unidades, tendo incluído seis, as primeiras com a nova caracterização do consórcio Navegantes, do qual a empresa faz parte.

A São Jorge administra a linha 2300 há 14 anos e já incluiu na frota da linha carros que ficaram na memória, como os Urbanuss, os primeiros Viales da empresa, Vip I e II, só para citar carros marcantes da linha na empresa. Agora, os Viales ex-Galo Branco entram para a galeria dos memoráveis, sendo os mais significativos para a empresa e para a linha.