Empresa de ônibus é autuada por linhas irregulares entre São Paulo e Londrina

Fonte: Bondenews
Foto: Rodney Cruz



A viação Levare, de São José do Rio Preto (SP), está sendo autuada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) por operar linhas irregulares entre São Paulo e cidades do Norte do Paraná, entre elas Londrina, Maringá, Arapongas e Sertanópolis. No total, a empresa já foi autuada 174 vezes por executar transporte de passageiros sem autorização da agência. A multa para este tipo de infração é de R$ 6.097,00.

Mesmo sem ter permissão para explorar estes trechos, a viação segue comercializando passagens em seu site. Há um banner, inclusive, orientando os clientes de Londrina, Arapongas e Maringá a inserirem São Paulo BF como destino, referência ao terminal rodoviário da Barra Funda. Ao consultar horários e preços, no entanto, o destino torna-se Guarulhos, cidade da Grande São Paulo.

A ANTT ressalta a irregularidade da operação da Levare nestas linhas. “A empresa Levare não tem autorização para transportar passageiros entre os estados do Paraná e São Paulo, por isso está sendo fiscalizada e apenada”, diz trecho de email enviado pela assessoria do órgão ao Portal Bonde nesta quarta-feira (16).


Na sexta-feira passada (11), fiscais da agência apreenderam um ônibus da empresa na Barra Funda. O veículo sairia de São Paulo para Maringá utilizando a linha São Paulo (SP) – Campina da Lagoa (PR) da Viação Esmeralda Transportes Ltda – cujo serviço existe graças a uma autorização judicial. A página da Esmeralda na internet está fora do ar. 

Em entrevista concedida à rádio CBN de Londrina, o proprietário da Levare, Sinval Célico Junior, afirmou que o ônibus estaria arrendado à outra empresa. O procedimento é considerado legal pela ANTT, mas a Esmeralda não tem autorização judicial para embarcar passageiros em São Paulo com destino a Maringá. O Portal Bonde tentou contato com o empresário durante a tarde, mas os funcionários informaram que ele estaria viajando. Seu filho também não foi localizado. O ônibus da Levare foi autuado e apreendido pela ANTT. Ele levaria 13 passageiros a Maringá. 

Ainda de acordo com a agência, passageiros de linhas irregulares não são indenizados pelas seguradores em caso de acidentes ou outros tipos de sinistros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa