SIM capacita motoristas de ônibus para atender idosos, deficientes e gestantes de forma diferenciada

by:

AcessibilidadeÔnibus UrbanosParaíba

Fonte: SIM – Sistema Integrado Metropolitano
Fotos: Divulgação



A ONG Educar para o Trânsito Educar para Vida – ETEV e o DER-PB realizam mais um ciclo de treinamento para motorista de transporte coletivo da grande João Pessoa. Os 145 funcionários participaram do programa 
“Motorista Cidadão, Transporte Legal” um programa pioneiro no país que tem por objetivo capacitar motoristas de ônibus para um atendimento diferenciado a pessoas com mobilidade reduzida (idosos gestantes e pessoas com deficiência). Em simulação, eles experimentaram as dificuldades enfrentadas por esses usuários.

Eles trocaram de lugar com os passageiros que embarcam nos ônibus utilizando cadeiras de Eles trocaram de lugar com os passageiros que embarcam nos ônibus utilizando cadeiras de rodas, muletas, bengalas e máscaras nos olhos para simular as dificuldades enfrentadas por idosos e pessoas com deficiência. Os participantes foram estimulados a uma reflexão.


As aulas práticas foram realizadas nos dia 29, 30 e 31 de outubro, na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade de Santa Rita-PB. A experiência serviu para sensibilizar os operadores que sentiram na pele as limitações que fazem parte do dia a dia de muitos usuários e contou com aprovação da população.


A SIM Sistema Integrado Metropolitano e a Viação Sonho Dourado, que operam na região metropolitana de João Pessoa, foram as primeira empresa da Paraíba que aderiram ao programa, que tem como foco a educação, cidadania e o mais importante respeito.

Para Luiz Carlos, idealizador do programa, “mudar comportamento e cultura só através da EDUCAÇÃO e quando temos motoristas educados temos um TRÂNSITO SEGURO E HUMANO. Temos que fazer o que está ao nosso alcance para MELHORAR A VIDA DA COLETIVIDADE”. Finaliza Luiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.