Unitrans mantém programa que assegura a ascensão funcional de seus colaboradores há 14 anos

Fonte: News Comunicação
Fotos: Rodrigo Gomes / Divulgação



Motivar o crescimento profissional dos funcionários que integra seus quadros. É com esse objetivo que a empresa de ônibus Unitrans mantém o Programa de Ascensão Funcional há mais de 14 anos. Agora, em outubro, cerca de 30 profissionais que atuam como cobradores e em outras funções estão participando de um recrutamento interno para atuar como manobreiro Primeiro eles passaram por exames médicos que comprovaram aptidão para o cargo, depois fizeram testes psicológicos e agora participam de aulas práticas de manobra de veículo. Quando forem surgindo as vagas, elas serão ocupadas gradativamente por esse contingente.

Segundo a psicóloga Mariangela Chaves, para participar da seleção o profissional precisa ter, no mínimo seis meses de atuação na empresa, ter um bom desempenho em sua atividade, preencher os requisitos do cargo, que no caso de manobreiro é ter a habilitação tipo ‘D’/ ‘E’ e o curso de transporte de passageiro na CNH, além de ser aprovado no exame médico, no teste de seleção e nas aulas práticas. “A ordem de chamada obedece à inscrição que o candidato faz no RH e está relacionada a disponibilidade do cargo”, explica Mariangela.

A diretora da Unitrans, Lorena Dantas, lembra que esse é um programa voluntário, que tem tido uma crescente adesão desde que foi iniciado e que estimula o crescimento profissional de forma muito positiva. “Com a ascensão dos aprovados, temos que contratar novos colaboradores para ocupar a vaga dos funcionários que foram promovidos, portanto, esse programa é muito importante, porque além de assegurar o crescimento dos profissionais no próprio ambiente da empresa, inclusive melhorando a remuneração salarial, ele também gera novos empregos no âmbito da própria empresa”, afirma ela.

As aulas práticas, inclusive para manobreiros que almejam atuar como motoristas, é realizada sob a coordenação do instrutor de volante, João Fernandes, durante treinamentos na garagem da Unitrans, em Água Fria, e também em itinerários externos em veículo destinado, exclusivamente, para essa avaliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa