Ônibus Paraibanos

Os opcionais executivos da Etur

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Fotos: Acervo histórico Paraíba Bus Team



Em março de 1981, começava a operação dos primeiros ônibus opcionais executivos de João Pessoa. A aquisição deveu-se a ao Programa de renovação a ampliação de frota do Ministério dos Transportes. Os dez opcionais foram adquiridos pela empresa Etur com recursos da empresa, financiamentos da EBTU e governo do estado.

O preço da passagem na época da inauguração dos serviços, custava CR$ 20,00, o dobro da passagem modal na cidade de João Pessoa. Segundo o diretor da EMTU, Abelardo Azevedo, deve-se aos acessórios e conforto que o ônibus executivo ofereceria como poltronas reclináveis, equipamentos de som, além da rodomoça que atendia os passageiros.

Inicialmente, seis ônibus executivos da Etur operaram a linha Centro X Distrito Industrial e os outros quatro foram para as demais linhas da empresa.


Os carros custaram CR$ 40 milhões e com essa aquisição, juntamente com os convencionais adquiridos conjuntamente, a frota da empresa chegou aos 73 veículos novos. Cada um comportava 44 passageiros sentados e não havia meia passagem para estudantes.

Compartilhe esta matéria
ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.