Rio de Janeiro testa novo tipo de elevador em ônibus

Fonte: EBC
Fotos: Rodrigo Gomes / Ygor Nascimento



Dez ônibus estão rodando com um novo tipo de plataforma elevatória para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes, como a nova plataforma só pode ser acionada pelo motorista e não fica na mesma porta de saída dos outros passageiros, o risco de danos e a necessidade de manutenção é menor. O tempo de operação e a dificuldade de manuseio também é reduzida em comparação ao equipamento presente na maioria dos ônibus do estado. Apesar disso, Ana Claudia Monteiro, cadeirante que utiliza o transporte público, ressalta que o ideal seria a adoção de um modelo de ônibus com piso rebaixado, como o dos BRTS.

O secretário estadual de transportes, Carlos Osório, justificou que entre os modelos de plataforma, o que está sendo testado no Rio de Janeiro é o mais moderno. E disse que, apesar das vantagens dos veículos com piso rebaixado, o governo insiste no uso de plataformas pela maior facilidade de adaptação da frota de ônibus.

Osório afirmou ainda que o Departamento de Transportes Rodoviários tem feito fiscalizações para combater problemas comuns apontados por Ana Cláudia: ônibus sem plataformas, elevadores que não funcionam ou motoristas que não foram treinados para manuseá-los. De acordo com ele, de janeiro a agosto deste ano 260 infrações referentes a problemas como esses foram aplicadas em todo o estado. É o fim deste mês, outros dez ônibus vão testar a nova plataforma por um período de 60 dias. Se o resultado for positivo, o objetivo da secretaria é fazer a substituição gradual em toda a frota interestadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
A nova linha Marcopolo G8 Paradiso DD Rota Transportes com soluções Marcopolo BioSafe Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 06/2021 O novo Apache Vip Os raros El Buss da Gontijo Como ficariam os ônibus urbanos da Itapemirim? Relíquias do Museu da Itapemirim O amor pede passagem Busscar El Buss da Auto Viação 1001 Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 04/2021 Montagens de modelos com o layout da Nacional e Continental O Apache Vip na frota metropolitana da Grande João Pessoa