Faixa semi-exclusiva para ônibus começa a funcionar hoje

Fonte: Tribuna do NorteFoto: Junior Santos A avenida senador Salgado Filho receberá uma faixa semi-exclusiva para ônibus a partir deste sábado (5). O transporte coletivo tem prioridade no corredor da ...
Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Junior Santos


167395


A avenida senador Salgado Filho receberá uma faixa semi-exclusiva para ônibus a partir deste sábado (5). O transporte coletivo tem prioridade no corredor da margem direita da avenida (sentido Sul/Centro), entretanto, motoristas de veículos leves poderão transitar pela direita da via, em determinadas situações, sem receber a multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira de habilitação pela infração considerada gravíssima.

“É por isso que ela é chamada de semi-exclusiva. O que o motorista não pode é andar por todo o corredor, mas ele pode fazer uma conversão à direita normalmente. Será permitido atravessar o quarteirão em que se fará a curva sem problemas. Caso haja um ônibus na faixa, próximo ao local em que o motorista quer fazer a curva, ele aguarda o ônibus passar, entra no corredor e faz a conversão”, explica o secretário adjunto de Transporte, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Clodoaldo Cabral Trindade Júnior.

A faixa semi-exclusiva compreende o trecho entre a avenida Bernardo Vieira e o Viaduto 4º Centenário, no sentido Centro/região Sul. A expectativa é que os usuários de transporte coletivo gastem menos tempo no deslocamento dentro do corredor, além de desafogar o trânsito na via, uma vez que ônibus e veículos particulares estarão separados.

“Antes mesmo da faixa, nós já percebíamos que os carros não andavam pela direita. Afinal, quem é que quer ficar atrás de um ônibus? O corredor semi-exclusivo começará a valer neste sábado e nós estaremos com agentes no local, orientando a população”, comenta o secretário.

Também neste sábado (5), ocorrerá outra mudança envolvendo o transporte público em Natal. Cerca de 20 linhas intermunicipais que utilizam a Salgado Filho no retorno aos seus respectivos municípios de origens serão relocadas para avenida Prudente de Morais e os chamados opcionais utilizarão a avenida Romualdo Galvão.