Ônibus Paraibanos

A Volvo na Paraíba

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: JC Barboza 
Fotos: Acervo Paraíba Bus Team
A marca sueca Volvo produzalguns dos mais modernos chassis existentes no mercado. Historicamente poucas foram as empresas paraibanas que possuíram ônibus equipados com chassis da marca e hoje em dia nenhuma das empresas paraibanas que operam linhas regulares no estado possuem essa marca de chassis. A única empresa que ainda possui chassi Volvo operando linhas no território paraibano é a Viação Nordeste e a Auto Viação Jardinense, porém ambas são sediadas no estado do Rio Grande do Norte. Vamos conhecer as empresas que tiveram ônibus com o chassi sueco na Paraíba.
Real Bus 
Pelo que se tem conhecimento, ela teve apenas um montado sob carroceria Busscar El Buss 340. O modelo do chassi era B7R e a empresa usava ônibus no seu então setor de turismo.
Expresso Paraibano
A empresa teve vários ônibus usados e muitos deles com chassi Volvo. Um dos poucos que foram registrados foi esse acima.
Transnacional
A Transnacional teve várias unidades de Torino LN com chassi Volvo B-58. Curiosamente foi a única empresa do sistema municipal de João Pessoa a possuir chassi da marca sueca.

Planalto

A extinta Planalto de Campina Grande também teve os seus e numa configuração bem rara: eram B58 montados sob carroceria Cobrasma CX 301.
Rio Tinto
Teve três unidades. O da foto acima era um Viaggio G4 1100 com chassi B10M de numeração 1403 adquirido usado de uma empresa paulista, provavelmente Andorinha. Os outros dois que ela teve foram dois Diplomatas 350 também equipado com o modelo B10M. Os dois eram oriundos da Sanjotur, empresa do grupo da Rio Tinto e hoje estão na China Tur de João Pessoa. Suas numerações na RT eram 1412 e 1416, curiosamente a numeração de ordem da Sanjotur e da Rio Tinto eram bem parecidos, mudando somente o prefixo que na Sanjotur era 25 e na RT que é 14.
Ainda 0 KM na Sanjotur
Atualmente na China Tur
Infelizmente não possuímos fotos deles na Rio Tinto.

Santa Rita 
Existem relatos de que ela possuiu entre seis á oito Thamco Scorpion com chassi Volvo B58 em meados dos anos 90. Operavam nas linhas de Santa Rita, Tibiri e Várzea Nova.Transparaíba

Segundo o amigo Willian Santos, a empresa possuiu três Jumbuss 360 montados sobre B10M. Um deles foi pegou fogo quase 0 Km.

Compartilhe esta matéria

5 comentários em “A Volvo na Paraíba”

  1. Sobre os thamco scopion na rodoviária santa rita e verdadeira e tão verdade eu já andei nesses ônibus quando era criança mas foi uma pena que ficaram por pouco tempo pelo menos 2 anos entre 1996 a 1998 na empresa lembro do impressionante ronco do motor Volvo era bom demais de ouvir bons tempos que não voltam mais…..

  2. A Boa Vista e Transurb não tiveram Volvo na frota, fora MB apenas tiveram Volks e Scania. Também, a Boa Vista teve Ford.

    Outra empresa que teve Volvo (B10M) foi a Boa Viagem, quando assumiu as linhas do brejo em 2006. Era um Jum Buss 360, mas ñ recordo o prefixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.