Ônibus opcionais são trocados por veículos convencionais para melhor atender aos usuários

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa

 

A partir deste sábado (21), a Superintendência Executiva de
Mobilidade Urbana (Semob) substituirá os ônibus opcionais (micro-ônibus) por veículos convencionais. As trocas vão ocorrer nas linhas 500-Tambaú (Transnacional), 600-Bessa Shopping (Reunidas) e A600 Manaíra Shopping (Reunidas). Saem de circulação sete veículos de menor porte e entram ônibus convencionais, com maior número de lugares. O objetivo da mudança é beneficiar passageiros dessas linhas com veículos maiores e adaptados aos portadores de necessidades
especiais. Com essa substituição, os moradores do Bessa, Tambaú e Manaíra passam a ter mais segurança, conforto e rapidez nas viagens. Além disso, o usuário adquire os mesmos direitos daqueles que utilizam os ônibus convencionais. É que no opcional o usuário pagava à mesma tarifa do convencional, mas não tinha direito aos benefícios como gratuidade aos idosos, veículos com equipamentos para portadores de necessidades especiais e acesso ao Terminal de Integração do Varadouro.
Mudanças – As linhas 600 e A600 deverão utilizar a plataforma da linha 601- Bessa, e a 500 a plataforma da linha
510-Tambaú no Terminal de Integração. Os horários dos ônibus nessas linhas foram estendidos até às 21h30. Os veículos opcionais tinham em média 30 assentos, enquanto os convencionais chegam a 54.
Apenas um veículo opcional vai continuar rodando. É o da linha 506 (Mandacaruense) que atende a Comunidade Porto de João Tota (Mandacaru). Nessa área, como as ruas são estreitas, não há tráfego para veículo longo.

Itinerário – O chefe da Divisão do Transporte, Francisco Alcântara, afirmou que os coletivos continuam com o mesmo itinerário. “O que vai mudar é a configuração dos ônibus de opcional para convencionais, com isso, a população só tem a ganhar adquirindo os direitos de gratuidade aos idosos, deficientes, passe estudantil e acesso ao terminal do Varadouro,” explicou.
Micro-ônibus – Com a reestruturação do sistema de transporte público, está prevista a criação de um novo modelo de transporte opcional, baseado na real necessidade dos usuários, tendo em vista que este serviço, pela sua própria característica, estará disponível apenas onde a pesquisa de deslocamento detectar a sua viabilidade.
Atualmente o sistema de transporte de João Pessoa possui 538 ônibus cadastrados, 456 em operação e 196 eficientes. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800-281-1518; 3218-9330 e 3218-9336, da Central de Informações e Reclamações (Cerin) da Semob.

2 comentários em “Ônibus opcionais são trocados por veículos convencionais para melhor atender aos usuários”

  1. Será que o povo gostava mesmo do até então modelo do transporte opcional?

    Não bem assim. No próprio bairro do Cristo a população fez um abaixo-assinado para pedir a retirada dos micrões do 5204. Já havia várias reclamações dos usuários dessas próprias linhas por conta da limitação desses veículos. Para a finalidade na qual eram usados, não serviam, pois atendiam em linhas normais única e somente com esses veículos.

    É bem melhor reestruturar o sistema e estudar um modo para que eles possam servir como linha turística. Assim o serviço seria melhor aproveitado.

  2. Eu discordo de vc. A empresa está certa em substituir esses opicionais, por esses convencionais. Primeiro pq esses opicionais não entram no terminal de integração, e quem utiliza esse serviço opicional, e precisa utilizar outra linha, que passa na integração, desse e paga mais 2,20 em outro ônibus. Com eles passando dentro da integração fica tudo normal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 08/2021 Senior da PB Rio Apache Vip V da Viação Pendotiba Apache Vip V da N.S. Penha Vissta Buss 360 da 1001 Torino da Turp Transporte Viação Águia Branca estreia o Marcopolo G8 Apache Vip V da Transportes Flores Apache Vip IV da Auto Viação Vera Cruz Viação Águia Branca recebe os primeiros Marcopolo G8 Apache Vip IV da Viação Araçatuba Novos chassis rodoviários Volvo para longas distâncias