Ônibus híbrido Iveco tem pedido recorde

Fonte: Portal WebTranspo
Matéria / Texto: Redação WebTranspo
A Iveco acaba de negociar uma encomenda recorde de ônibus híbridos diesel-elétricos com a cidade francesa de Dijon. No acordo estão previstos a entrega de 102 veículos, sendo 41 standard e 61 articulados, baseados nos modelos Citelis de 12 e 18 metros. Com esta venda, a montadora amplia o número de coletivos, com esta matriz energética, em circulação na França, no total, são quase 200 unidades circulando nos municípios de Poitiers, Toulon, Paris e na ilha de La Reunion. Saibam mais sobre o sucesso de vendas do ônibus da Inveco na Europa!

“Seguindo sua vocação de empresa inovadora, a Iveco está na vanguarda da popularização dos combustíveis alternativos, como esses ônibus híbridos comprovam”, destacou Franco Miniero, vice-presidente da divisão de ônibus da empresa. “Os veículos híbridos diesel-elétricos da Irisbus Iveco são de 25 a 35% mais eficientes e menos poluentes que um coletivo diesel normal”.
A tecnologia proporciona uma menor cilindrada dos motores a diesel tradicionais para este tamanho de veículos e também dispensa o uso de propulsores de arranque, alternador e correias. Isso é possível graças à utilização de energia elétrica para a partida quando o ônibus está imóvel, a propulsão fóssil somente é acionada quando ele já está em andamento. Para recarregar a bateria, a energia dispersada nas frenagens é acumulada e reutilizada no momento da aceleração.
“Os resultados ambientais são significativos”, informa Miniero. Estes veículos híbridos chegam a poupar meio quilo de CO2 emitido por quilômetro. Levando-se em conta que um ônibus urbano percorre, em média, 50 mil quilômetros por ano, há uma redução de 25 toneladas de CO2 jogados à atmosfera neste período. Os motoristas também elogiam a tecnologia e afirmam que proporciona mais conforto aos passageiros, uma vez que a retomada do trem de força é mais suave.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Os primeiros Jum Buss 360 da Gontijo Repasses de Busscar da UTIL para a Brisa Ideale 1440 da Paraíba Turismo Paradiso DD da Itabus Ideale da VIX Logística Paradiso DD da Fabbitur Paradiso DD da Martinele Transportes Ideale da Tursan Turismo Comil Svelto da Viper Transportes Cidades com Tarifa Zero