Lei de instalação de câmeras nos ônibus é vetada

Por Jornal da Paraíba
Projeto de lei do deputado André Gadelha (PMDB), que dispõe sobre a instalação de câmeras de segurança nos ônibus coletivos intermunicipais, foi vetado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB). Segundo o governador, somente a União tem competência para legislar sobre trânsito e transporte. “Eis que, consultando a Carta Magna Federal, conclui-se que essa matéria está reservada à competência privativa da União, não podendo o parlamento estadual, sem autorização do federal, legislar sobre o tema”, afirma o governador. Na foto ao lado, um Marcopolo Torino com chassi Mercedes-Benz OF-1722 da Santa Maria Transportes e Fretamento (ex-RJ 161.122 da Transportes Santo Antônio de Duque de Caxias/RJ).

Ele disse que a iniciativa não deixa de ser interessante, todavia, existe o impedimento legal previsto na Constituição Federal. “A propositura, apesar de revestida dos melhores propósitos para gerar segurança aos cidadãos, encerra inconstitucionalidade que impede a sua sanção, mesmo apesar do cunho social com que se reveste”, destaca o veto governamental.
O governador também vetou o projeto de lei que torna obrigatória a reserva de 5% de mesas e cadeiras para idosos, portadores de necessidades especiais e mulheres gestantes nas praças de alimentação dos shoppings centers e restaurantes. A propositura foi de autoria da deputada Olenka Maranhão (PMDB). O motivo do veto é porque já existe a Lei 9.540/2011, sobre o mesmo assunto, de autoria do deputado Antônio Vituriano de Abreu (PSC). “A matéria já está disciplinada em lei e já se encontra em vigor”, assinala o governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Os primeiros Jum Buss 360 da Gontijo Repasses de Busscar da UTIL para a Brisa Ideale 1440 da Paraíba Turismo Paradiso DD da Itabus Ideale da VIX Logística Paradiso DD da Fabbitur Paradiso DD da Martinele Transportes Ideale da Tursan Turismo Comil Svelto da Viper Transportes Cidades com Tarifa Zero