Marcopolo inaugura Centro de Documentação Memória Marcopolo

Por Secco – Consultoria de Comunicação Com a presença de Paulo e Mauro Bellini, presidente e vice-presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, e demais membros do conselho de ...
Por Secco – Consultoria de Comunicação
ivoncyioschpepaulobellini
Com a presença de Paulo e Mauro Bellini, presidente e vice-presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, e demais membros do conselho de administração, a empresa inaugurou no último dia 9 de dezembro, em sua unidade de Ana Rech, o Centro de Documentação Memória Marcopolo. O espaço foi concebido para preservar a história de uma das maiores companhias do segmento em nível mundial e conta a sua trajetória e também a formação do polo industrial de Caxias do Sul, um dos mais importantes e desenvolvidos do Brasil!

O Centro de Documentação Memória Marcopolo reúne mais de 60 mil itens e resgata, através de diferentes peças, como reportagens de jornais, documentos da empresa, fotos, vídeos, campanhas publicitárias, entre outras, os principais momentos da história de mais de 62 anos da fabricante caxiense. Para facilitar a compreensão das diversas fases da companhia, foram produzidos dois painéis cronológicos com textos e imagens.
Os visitantes também podem acompanhar uma linha do tempo por intermédio de uma tela interativa e personalizar a visita a partir da definição dos aspectos que mais chamam a atenção. Uma vitrine reúne as miniaturas de diversos modelos de ônibus produzidos pela Marcopolo ao longo de suas atividades, com destaque para os primeiros veículos Marcopolo do final da década de 60. Também estão expostos os troféus e prêmios recebidos pela empresa em reconhecimento ao seu desempenho no segmento de transporte e na comunidade.
phpThumb generated thumbnailjpg
Inauguração da Unidade Ana Rech, em 1981. Foto do Acervo Marcopolo
Presente para a comunidade
Para o diretor do Conselho de Administração da Marcopolo e idealizador do projeto, Valter Pinto, o centro é um presente a todos os colaboradores da empresa e seus familiares, assim como para a comunidade de Caxias do Sul, além de historiadores e busólogos. “Preservar o passado é uma forma de homenagear todos os que fizeram parte de uma história e também de permitir que gerações futuras aprendam e se desenvolvam a partir de experiências já vivenciadas”, comenta.
Além do resgate e preservação do patrimônio documental e informativo da companhia, o centro conta com um completo banco de dados e tem o objetivo de disponibilizar informações relacionadas à evolução dos negócios, fornecer subsídios para ações presentes e futuras e atuar como meio de ligação entre a empresa e os públicos interno e externo.
  
Acesso ao público
O Centro de Documentação Memória Marcopolo funciona de terça a sexta-feiras, das 9h às 16h, e está aberto ao público em geral. Para grupos e escolas, com até 30 pessoas, é solicitado o agendamento prévio com 15 dias de antecedência, pelo telefone (54) 2101-4170 ou também pelo e-mail [email protected]