Motoristas de ônibus realizam novo curso de capacitação

Por PB Agora
A grande quantidade de paradas para embarque e desembarque e a extensa rota percorrida diariamente podem provocar desgaste excessivo dos ônibus caso o condutor não esteja bem treinado para essa função. Para amenizar esses impactos e saber aproveitar o melhor das novas tecnologias, as empresas de transporte coletivo de João Pessoa Transnacional e a Reunidas, periodicamente, realizam treinamentos específicos para seus operadores. Nesta quinta-feira (03), as empresas promoveram mais uma série de capacitações com esse objetivo.


O curso, denominado “Condução Econômica”, é destinado a cerca de 800 motoristas integrantes do corpo funcional das empresas. A capacitação, realizada por meio de aulas teóricas aplicadas no auditório das empresas, localizada no bairro de Água Fria, e com aulas práticas realizadas nas vias públicas da cidade, teve início quinta-feira (03), nos turnos da manhã (8h às 10h30) e tarde (15h às 17h30).

O instrutor Charles Jorge Queiróz Bezerra afirma que o treinamento é realizado durante todo o ano e que os efeitos positivos já podem ser sentidos. Segundo ele, antigamente os condutores das empresas não conseguiam realizar uma operação de troca de marcha que produzisse menos gases poluentes e desgastasse menos o veículo. “Antigamente, os motoristas precisavam pisar e liberar a embreagem duas vezes para passar uma marcha com qualidade.

Isso fazia o veículo consumir ainda mais combustível e poluir o meio ambiente. Com os carros elétricos, isso não é mais preciso, mas alguns motoristas, especialmente os mais antigos, precisam ser lembrados para não mais fazer isso”, afirma Charles.

Ainda sobre o curso, o instrutor explica que cada turma será formada por cerca de 50 profissionais que passam por aula teórica no primeiro dia e aula prática no segundo. “No dia de aula teórica passamos dicas de mecânica para eles. Falamos sobre o funcionamento da caixa de marcha, acelerador e, inclusive, o painel de controle. Já no segundo dia, vamos para a rua colocar em prática os ensinamentos”, diz o instrutor, destacando que os profissionais que alcançarem uma nota média no treinamento não precisarão repetir a capacitação. “Eles tem conseguido uma aprovação acima da média”, observa, acrescentando que o curso só será encerrado quando todo o quadro funcional das empresas for contemplado.

1 comentário em “Motoristas de ônibus realizam novo curso de capacitação”

  1. Reciclagem com condudores isso é muito, mas muito bom mesmo, pois capacitar motoristas é questão de segurança.

    Em Natal quem mais faz capacitação é a empresa Transportes Guanabara as demais não sei dizer.

    Parabéns pela a matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 08/2021 Senior da PB Rio Apache Vip V da Viação Pendotiba Apache Vip V da N.S. Penha Vissta Buss 360 da 1001 Torino da Turp Transporte Viação Águia Branca estreia o Marcopolo G8 Apache Vip V da Transportes Flores Apache Vip IV da Auto Viação Vera Cruz Viação Águia Branca recebe os primeiros Marcopolo G8 Apache Vip IV da Viação Araçatuba Novos chassis rodoviários Volvo para longas distâncias