População nas ruas contra o aumento tarifário – 5º dia

E já é o quinto dia de manifestação nas ruas do Centro da capital paraibana contra o aumento das passagens de ônibus. Ocorreu nesse último dia 18 de Janeiro, por volta das 3:00hs da tarde. Pra esse dia, estava marcada uma reunião com mais de uma semana com o prefeito Luciano Agra para debater e decidir sobre o congelamento das passagens, mas a reunião foi cancelada porque “o prefeito estava viajando”, segundo informou o Paço.
Com esse adiamento, os manifestantes acabaram apelidando o prefeito de “Fujão”, por ter desmarcado uma reunião marcada há semanas. Mas houve uma nova reunião marcada para a próxima quarta, que é quando haverá um novo ato. No próximo, os estudantes prometeram que não terá adiamento que impeça algo, pois só sairiam de dentro da Prefeitura depois que o prefeito recebesse o grupo.
Um primeiro grupo encontrava-se na escadaria do Paço Municipal, e outro grupo maior veio do Ponto dos Cem Réis, onde estavam confeccionando cartazes. Logo, o grupo que estava no Ponto dos Cem Réis chegaram, e todos se juntaram:
Chegada de um grupo vindo do Ponto dos Cem Réis

Placas com os dizeres “Luciano Agra, venha andar de ônibus” e “Estudante na rua, prefeito a culpa é sua”

Camisa de manifestante com o dizer “Volta SETUSA”

Cartaz com a alusão “Assalto Legal”, se referindo ao cartão de bilhetagem eletrônica local que é conhecido como “Passe Legal”

Cartazes, instrumentos, dizeres, bandeirões, etc: materiais usados na manifestação
Depois de alguns minutos na calçada do Paço, “treinando” novos gritos de ordem e juntando materiais e panfletos, o grupo seguiu em direção à Lagoa, em fila pela Avenida Guedes Pereira, passando pela Padre Meira até chegar na Lagoa:
Rumo ao Parque Solón de Lucena…

Moradoras locais apoiando da sacada o movimento anti-aumento

Chegada na Lagoa
Ao chegar na Lagoa, o trânsito foi interrompido por um cordão humano de isolamento, o que causou um grande engarrafamento por praticamente todo o anel interno da Lagoa e adjacências. A Polícia Militar e os guardas de trânsito da STTrans estavam lá para garantir que tudo acontecesse dentro do que é considerado por eles normal.
Cordão de isolamento na Lagoa = trânsito engarrafado na certa. Detalhe para a grande fila até o fim da foto

Visão da frente do cordão de isolamento
Tudo terminou por volta de 7:00hs da noite, quando todos os manifestantes se dirigiram ao Terminal Integrado do Varadouro, ‘arrastando’ a população que estava nas paradas para entrarem junto com a multidão de graça no terminal para voltarem pra casa.
Terça-feira, dia 25 de Janeiro agora, haverá uma reunião na UFPB, na conhecida “praça da alegria” para decidir últimos ajustes para o ato que ocorrerá no dia seguinte, 26 de Janeiro às 15:00hs, que é quando haverá outro ato simultaneamente com a reunião com o prefeito Luciano Agra (PSB/PB) no Paço Municipal para debater e decidir o congelamento das passagens.

Até a próxima postagem, amigos visitantes, obrigado pela sua visita, até mais!
contato? dica? sugestão? crítica? Clique aqui e veja como nos contatar.
________________________________

Participem da comunidade no Orkut que leva a busologia paraibana em primeiro lugar
CLIQUE AQUI E PARTICIPE JÁ!

One Reply to “População nas ruas contra o aumento tarifário – 5º dia”

  1. Guto de Castro disse:

    Por aqui só fizeram um protesto contra o aumento mesmo. Parece que o GRCT deu uma resposta aos estudantes que poderia comprometê-los.

    Abração Paulo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.